Vidroplano
Vidroplano


Dia Mundial da Água: dez dicas para economizá-la em sua empresa

21/03/2020 - 14h06

22 de março é o Dia Mundial da Água. E os que atuam com o vidro sabem que ela é importante para o setor: segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), para a fabricação de 1 kg de vidro plano, é necessário o consumo de 0,6 litro de água. Outros produtos consomem mais, mas ainda assim é um volume expressivo de água: carros (5.600 litros por unidade), computadores (1.500 litros por unidade) ou papel (250 litros para 1 kg de papel).

Depois de produzido, o vidro ainda passa por diversos processos de beneficiamento, muitos deles com água. Por isso — e por muitos outros motivos relacionados à vida humana — preservá-la é tão importante.

Abaixo, listamos algumas dicas para a redução do consumo, retiradas de reportagens já produzidas por nossa equipe e também de materiais sobre o tema preparados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Confira!

1 – Entenda sua conta de água

Business finance man calculating budget numbers, Invoices and fi

Aprender a ler a conta e suas informações é uma maneira de enxergar as fontes de desperdício e a evolução histórica do consumo de água. Caso tenha dúvidas sobre a sua conta, entre em contato com a fornecedora de água da sua região.

2- Identifique vazamentos!
Um pequeno furo de apenas 2 mm de diâmetro em um encanamento desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Para se prevenir, existe uma forma simples de se observar a existência de vazamentos:

– Feche bem todas as torneiras, desligue os aparelhos que usam água e não use os sanitários;
– Anote o número que aparece no hidrômetro ou marque a posição do ponteiro maior desse equipamento;
– Após uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou;
– Em caso positivo, é sinal de que há algum vazamento na sua empresa. Nesse caso, procure uma companhia especializada em encanamentos para identificar o local e consertá-lo.

3 – Adote equipamentos econômicos!
Na hora de comprar maquinários, verifique o consumo de água necessário para o funcionamento deles. Hoje, na hora de desenvolver equipamentos, as melhores fabricantes já levam em conta a economia de recursos e o respeito ao meio ambiente. E não se esqueça das mudanças em pequena escala, como a instalação de torneiras automáticas, que permitem redução de 20% no consumo de água em relação à torneira convencional.

4 – Reaproveite a água sempre que possível!

OMSZ8G0

Embora seja imprópria para consumo, a água de reuso pode ser utilizada em diversas aplicações, como a refrigeração de equipamentos, lavagem de pátios e até mesmo a limpeza de vidros e espelhos. Dessa forma, em vez de descartar a água após seu uso, vale a pena analisar a viabilidade de se instalar um sistema de reciclagem e tratamento;

5 – Use fontes alternativas
A captação de água da chuva é um exemplo de como se pode aproveitar uma fonte que não seja a captação feita a partir dos mananciais ou o uso da água distribuída pelas concessionárias.

6 – Conscientize sua equipe

253253-P46VX2-659

Sabendo em que e como sua empresa usa a água, fica mais fácil motivar os colaboradores a adotar práticas simples, como o fechamento de torneiras. Afinal, se você quiser diminuir o desperdício, terá de contar com a ajuda deles. De nada adianta investir em infraestrutura se as pessoas não estiverem dispostas ou preparadas para utilizá-la corretamente.

7 – Estabeleça metas de redução
Para você conseguir pôr a última dica em prática, uma alternativa é estabelecer metas para a redução do consumo, oferecendo, inclusive, algum tipo de bônus ou premiação caso o objetivo seja atingido. Assim, você mostra os valores e objetivos da sua empresa, além de reduzir gastos.

8 – Utilize descargas ecológicas
Elas têm acionamentos menor, para higiene simples, e maior, para higienização completa do vaso. O usuário pode escolher a melhor opção para sua utilização. Em média, a economia de água gira em torno de 25% com as descargas ecológicas

9 – Substitua torneiras comuns por temporizadas
Qual é a diferença? Enquanto as torneiras tradicionais dependem da ação humana para serem fechadas, as temporizadas conseguem cortar a vazão com suas molas reguladas de acordo com o tempo desejado de abertura.

10 – Faça propaganda
A empresa pode e deve comunicar suas ações de boa gestão da água e sustentabilidade. É importantíssimo posicionar-se favoravelmente a essas bandeiras no mercado atual, valorizador de quem se engaja nessas causas.Mas, lembre-se: de nada adiantam as ações de propaganda e marketing sem que atitudes concretas sejam desenvolvidas dentro de sua empresa!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters