Vidroplano
Vidroplano


Direto da Glass: Abravidro lança guia sobre baixa emissão de carbono

10/06/2016 - 19h46

Nesta sexta-feira, 10, a Abravidro lançou no fim da tarde, durante um coquetel realizado em seu estande na Glass South America, o guia Estratégias corporativas de baixo carbono – Setor do vidro. O material foi produzido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro). A NürnbergMesse Brasil, organizadora da feira, apoiou a iniciativa.

Inédito, o material é voltado especificamente para o setor vidreiro, com um passo a passo para auxiliar as empresas a reduzir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) e, consequentemente, ganhar o certificado de créditos de carbono, bônus estabelecido pelo Protocolo de Quioto.

Celina Araújo, superintendente da Abravidro, foi a responsável por apresentar o documento . Mário Cardoso, da CNI, especialista em políticas e indústria, comentou a importância desse estudo: “Vai nos permitir conciliar a questão da eficiência energética com a geração de riquezas por parte da indústria”. Falaram ainda Stefan David e Luis Jorge Pinheiro, representando a Abividro, e João Picolo, da NürnbergMesse Brasil.

Para elaborar o guia, foi feita uma pesquisa com processadoras de vidro para mapear e identificar as fontes de emissão, como as provenientes da energia elétrica e do diesel. A partir disso, fez-se uma estimativa da representatividade dos gastos do setor na média nacional.

Entenda
O Protocolo de Quioto é um acordo internacional que estabeleceu que países desenvolvidos deveriam reduzir suas emissões de GEE e criou o Mecanismo de desenvolvimento limpo, que certifica essa redução. As empresas que obtiverem créditos de carbono podem comercializá-los na bolsa de valores com países que têm metas a cumprir, pois esses bônus são considerados commodities.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters