Vidroplano
Vidroplano


Direto do GPD, as primeiras notícias

18/06/2007 - 00h00

A 10ª edição da maior conferência da indústria vidreira começou sexta-feira, dia 15 de junho. A cerimônia de abertura do Glass Processing Days (GPD) envolveu os chiefs executive officer (CEOs) das principais fabricantes de vidro do mundo. Tomoaki Abe, vice-líder da Nippon Sheet Glass (NSG), Russell Ibeid, presidente do Glass Group da Guardian Corporation, e Arthur Ulens, presidente da AGC Glass e CEO da Glaverbel, deram uma prévia do que será o GPD 2007.



Abe falou sobre as inovações dos vidros automotivos e crescimento da área envidraçada nos veículos. “O vidro é aplicado de maneira complexa e traz mais inovações como o sensor para chuva, a antena para rádio e o satélite integrado no vidro e a projeção das informações no painel do pará-brisa.”


Ibeid, por sua vez, disse que a preocupação com a eficiência energética é fundamental, mas é uma tarefa árdua, pois alguém tem de pagar a conta. “Mentes de pará-quedas só funcionam quando estão abertas”, ilustrou. Segundo ele, o setor vidreiro está atento a essa preocupação. Porém, é um desafio que envolve custo.


Num discurso inflamado, Ulens falou sobre as tendências mundiais para conquistar a eficiência energética. Entre elas, citou o conceito Passive House – isolamento térmico para residências. Segundo essa tendência, os países frios não utilizarão calefação, enquanto os quentes não utilizarão ar-condicionado. “A indústria vidreira está envolvida nesse contexto por meio dos painéis fotovoltaicos, os quais transformam a energia solar em elétrica.” A conferência de imprensa também marcou o primeiro dia de GPD.


Andiv no GPD


Wilson Farhat Júnior, presidente da Andiv, está no GPD e dá sua opinião sobre o evento. “Aqui, temos informações em todos os níveis, desde os processos em vidro mais simples até os mais sofisticados, acessíveis a todos os profissionais do vidro, sejam processadores ou especificadores.”


Segundo dia


No dia seguinte, dia 16, conferência foi o que não faltou. Foram cinco sessões simultâneas, das 9 às 17 h. Desempenho energético em edificações, Desafios e soluções na arquitetura, Têmpera pré-processamento, Mudanças de mercados e tendências e Vidro nos novos desafios da indústria automotiva foram os temas de cada sessão de palestras.


Discuro Arthur Ulens durante cerimônia de abertura do GPD


Brasileiros no GPD


Últimas novidades do GPD



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters