Vidroplano
Vidroplano


Fórum da Blindex debate posição da mulher no mercado de trabalho

30/03/2022 - 18h23

Nesta quarta-feira, 30, realizou-se o 3º Fórum Transparência com Elas. Organizado pela Blindex para a discussão da posição da mulher no mercado de trabalho, o evento reuniu franqueados, parceiros e clientes da empresa no São Paulo Airport Marriot Hotel, em Guarulhos (SP) – e também foi transmitido ao vivo pelo canal da marca no YouTube.

Dados e prêmio
Glória Cardoso, gerente de Vendas & Marketing da Blindex, abriu o encontro citando alguns dados relevantes: a presença feminina aumentou mais de 50% no setor da construção civil e indústria. São mais de 200 mil cargos ocupados por elas nesses segmentos, incluindo canteiros de obras. Porém, mesmo sendo mais instruídas do que os homens (16%), ainda sofrem com a desigualdade salarial – ganham menos para exercer funções semelhantes.

E as ações da Blindex para deixar as condições das mulheres no ambiente corporativo mais justas (elas agora representam mais de 10% da força de trabalho da empresa) foram premiadas pelo governo do Estado de São Paulo: a marca recebeu o Selo Paulista da Diversidade, criado para estimular as organizações públicas, privadas e da sociedade civil a inserir o assunto na gestão de recursos humanos.

Panorama psicológico
A médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, escritora, consultora e referência nacional no tratamento de transtornos mentais, falou na sequência, mostrando um panorama histórico sobre a mulher na sociedade desde a pré-história até os dias atuais.

Ao longo do tema, revelou como o protagonismo feminino nas grandes decisões da humanidade foi sendo destruído a partir da Idade Média. Ana Beatriz a comentou ainda o chamado “mito da beleza” e como isso influencia negativamente o aspecto psicológico das mulheres ao fazê-las perder tempo e saúde (física, mas também mental) para tentar alcançar padrões inatingíveis.

A segunda apresentação ficou por conta de Lorena Lima, matriarca e empresária da Família Lima, um dos mais famosos grupos de música pop do Brasil. Lorena revelou os bastidores da banda ao longo de seus quase 30 anos de carreira, oferecendo dicas para superar os desafios surgidos em uma empresa familiar, como, por exemplo, não forçar filhos ou parentes em atividades nas quais não se sentem aptos.

Por fim, as duas palestrantes responderam a perguntas da plateia – e o fórum se encerrou com um almoço servido aos participantes.

Crédito da imagem de abertura: Thiago Borges



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters