Vidroplano
Vidroplano


Glass South America movimenta setor vidreiro

10/05/2008 - 00h00

A 8ª edição da Glass South America, nos dias 8, 9 e 10 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, provou, mais uma vez, porque é considerada a maior feira vidreira da América Latina. Neste ano, cerca de 220 diferentes marcas expuseram suas novidades no evento. Os expositores vieram de todas as partes do Brasil e também do mundo, como se pôde perceber nos Pavilhões Italiano e Belga, por exemplo.


Segundo informações da Nielsen Business Media, organizadora da feira, foram contabilizadas aproximadamente 15 mil visitas durante os três dias de evento. Outro dado interessante foi o divulgado por Lígia Amorim, diretora-geral para América Latina da Nielsen Business Media. Segundo ela, na véspera do início da Glass, o pré-credenciamento já registrava aumento de quase 100% se comparado à edição de 2006. “Isso significa que tivemos uma visitação qualificada, com pessoas que já vieram preparadas para a feira”, afirmou.


Tudo o que se viu por lá
Os 12 mil m² do Transamerica Expo Center reservados à Glass South America ficaram repletos de novidades. Para começar, as quatro fábricas vidreiras instaladas no País montaram espaços enormes para chamar a atenção dos visitantes. A Cebrace divulgou sua nova identidade visual e dois lançamentos: o Eco Lite KNT e o Eco Lite SKN – ambos com eficiência energética superior aos vidros de controle solar já existentes no mercado.


A Guardian apresentou as linhas Sun-Guard (alto desempenho energético) e o DiamondGuard (mais resistentes a riscos), além do lançamento Ultra White (vidro mais transparente graças ao baixo teor de ferro na composição). Já a Saint-Gobain Glass levou à Glass o conceito da casa de vidro para mostrar as várias aplicações que o impresso pode ter numa residência. Também lançou o padrão SGG Tetris, que faz parte da linha SGG Decor-Lite. A União Brasileira de Vidros (UBV) apresentou a Glass Experience, mostra sensorial para que o público conhecesse os inúmeros padrões dos vidros impressos desenvolvidos pela companhia.


Máquinas também não faltaram. Empresas nacionais e estrangeiras mostraram mesas de corte, biseladoras, lapidadoras, fornos de horizontais e verticais para têmpera, impressora para aplicação de desenhos e logotipos, embaladoras de vidros, entre muitos outros itens. De igual modo foram mostrados muitos insumos para esses equipamentos, como rebolos, polias, correntes, óxidos de cério etc.


Empresas processadoras de vidro apresentaram os mais variados tipos de vidro transformados: insulados, decorados, coloridos, persianas seladas entre vidros, boxes com roldanas e puxadores colados ao vidro e sistemas de envidraçamento de sacadas, entre outras novidades. As companhias fornecedoras de insumos também compareceram à feira e levaram resinas, películas de segurança, fitas selantes e tintas para pintura a frio. Ferragens, acessórios, softwares e sistemas de esquadrias para todos os tipos de vidro completam a lista do que viu na Glass.


Aqui também tem arte
A oitava edição da Glass South America contou ainda com a 3ª Mostra Glass de Móveis e o 4º Espaço Cultural. A mostra de móveis reuniu o trabalho de dez profissionais. Uma cama de vidro, criada pela designer de interiores Tatiana Pancer, chamou a atenção dos participantes pela sua singularidade. Para se ter idéia, até o estrado da cama era de vidro. O 4º Espaço Cultural foi organizado pelo vidreiro argentino Marcelo Gonzalez e apresentou obras de dezesseis artistas brasileiros, uruguaios e argentinos. Esculturas, bijuterias e luminárias eram algumas das peças à mostra.


Seminários
A feira também foi palco de dois congressos: o Glass Conference Design – Congresso Nacional de Arquitetura em Vidros (Conavidro 2008) –, voltado para especificadores; e o Glass Conference Tendências – Seminário Brasileiro de Vidraçarias 2008. Ambos contaram com o apoio da Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro). O Conavidro foi realizado no primeiro dia do evento e reuniu arquitetos, decoradores e designers. O congresso contou com o patrocínio da Guardian e da UBV.


O Seminário Brasileiro de Vidraçarias 2008, por sua vez, realizado pela Associação Nacional de Vidraçarias (Anavidro), marcou o encerramento da feira. O seminário teve o patrocínio da Cebrace e da Saint-Gobain Glass. Além das palestras que movimentaram o seminário, foi organizada uma mesa redonda, da qual participou Wilson Farhat Júnior, presidente da Abravidro. O objetivo da conversa foi discutir as projeções para os próximos anos do mercado brasileiro da construção civil e do vidro.


Confira a cobertura completa, com todos os lançamentos da 8ª Glass South America, na edição 425 (maio/2008) da revista O Vidroplano.


Veja galeria de fotos completa da Glass South America


Abravidro na Glass South America



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters