Vidroplano
Vidroplano


GPD 2017 disponibiliza acesso a ‘e-book’ das palestras

20/09/2017 - 14h19

Mesmo que você não tenha ido ao Glass Performance Days (GPD), deve ter acompanhado a nossa cobertura do evento. Pois, saiba que  a  organização do maior fórum vidreiro do mundo lançou este mês a versão eletrônica do livro com os artigos das apresentações de sua edição 2017, realizada de 28 a 30 de junho em Tampere, Finlândia. Além de disponibilizar obra completa em PDF (para acessá-la, clique aqui), também é possível fazer o download apenas dos papers que interessarem ao leitor.

A seleção de artigos é feita na página do livro de proceedings do GPD 2017, permitindo localizá-los por autor ou por sessão em que a palestra foi feita, escolher o arquivo do seu interesse e cadastrar-se com nome e e-mail (basta fazer isso uma vez para escolher os arquivos que quiser). O site permite ainda compartilhá-los por e-mail ou redes sociais (Facebook, Twitter ou Linkedin). Alguns dos papers também contam com links para os slides da apresentação feita no evento ao qual o artigo se refere.

O futuro do vidro
Este ano, diversas apresentações do GPD mostraram tecnologias e tendências para o futuro do setor mundial de vidros planos. Uma delas, o controle do nível de anisotropia (que pode causar defeitos visuais em vidros durante sua têmpera), foi detalhada por Francis Serruys, gerente-sênior da Saint-Gobain Glass Solutions, que revelou o desenvolvimento de um equipamento capaz de visualizar e quantificar o nível de anisotropia de cada vidro que tenha passado por algum tratamento térmico.

O “envidraçamento inteligente” também foi assunto de várias palestras, como a de Stephen Selkowitz, consultor do Lawrence Berkeley National Laboratory: para ele, nosso material terá desempenho cada vez maior nas obras, seja para oferecer conforto aos ocupantes de um edifício ou para fornecer energia (com a integração de painéis fotovoltaicos).

E o potencial do vidro ainda pode ir muito além! Michael Robinson, CEO e diretor de Design da ED Design, avisou que não deve demorar para que o vidro contribua para uma melhor experiência do usuário, proporcionando a ele informações, tecnologia e sensações em sua própria superfície, ou ainda com o uso de “cortinas de vidro” — um amplo revestimento envidraçado em carros, salas, aviões e outros espaços, projetando neles as imagens que o usuário quiser.

Os artigos dessas e de muitas outras apresentações podem ser acessados e lidos na íntegra (em inglês) acessando a página do livro de proceedings do GPD 2017.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters