Vidroplano
Vidroplano


GPD discute papel do vidro na captação de energia solar

16/06/2009 - 00h00

A Glass Processing Days (GPD) encerrou, em 15 de junho, a maior edição de sua história. Com 848 participantes, mais de duzentas palestras técnicas e acima de setenta apresentações em painéis, essa foi a edição com mais conteúdo técnico apresentado desde que a conferência iniciou suas atividades, em 1992. Apesar do número de participantes ser menor do que em 2007, o balanço foi positivo, considerando-se a crise econômica. O Brasil marcou presença com uma delegação de sete visitantes.


Nesta edição tivemos uma mudança de foco na GPD: o assunto principal passou a ser o uso das fontes renováveis de energia e o vidro apareceu como um dos elementos da cadeia produtiva da exploração da energia solar. Se na GPD 2007 o uso dos vidros fotovoltaicos (que captam energia solar e a transformam em energia elétrica) era apontado como uma tendência para o futuro, dois anos depois, é impressionante como essa realidade foi posta em prática, principalmente na Europa, com tecnologias bem variadas. 


Diariamente eram cinco sessões paralelas com palestras sobre os temas:
- Vidro na arquitetura: desempenho de energia em edifícios, fórum arquitetônico, novos produtos e aplicações, desafios arquitetônicos, projetos de edifícios, fachadas – estudos de caso e aplicação do vidro em arquiteturas avançadas;
- Processamento de vidro: têmpera/pré-processamento, design de processo – valor agregado, desafios do coating em grandes áreas, vidro insulado, vidro laminado – processo/projeto, estudos de caso sobre produtos e processos e gerenciamento da qualidade;
- Mercado e tendências: Mercados dinâmicos: local versus global
- Solar: tecnologia solar e de vidro – mercado e aplicações;
- Automotivo: novos desafios e técnicas, pré-processamento, coberturas, impressão e tratamento térmico e garantia de qualidade em projeto e construção.


Todo o conteúdo da GPD apresentado nas edições desde 1997 estão disponíveis no site www.glassfiles.com. Em breve, o site deverá incluir as apresentações de 2009 em Power Point, mas já estão lá os papers (dissertações teóricas) usados pelos palestrantes.


Aqui, no portal da Abravidro, você pode conferir os destaques da conferência nas notícias que foram enviadas pela equipe de O Vidroplano direto da Finlândia. A reportagem completa estará na edição de julho da revista.


GPD, o futuro é agora: conferência vê tendências virarem realidades


GPD: cerimônia de abertura reforça o foco do evento em energia solar


GPD: conheça as previsões no vidro para a arquitetura


GPD: Brasil envia seus representantes à conferência


Veja o que pensa a delegação brasileira sobre o GPD 2009



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters