Vidroplano
Vidroplano


Indústria 4.0: entenda o que ela é e quais os benefícios

06/12/2018 - 10h32

Embora fale-se muito sobre Indústria 4.0, esse nome ainda causa estranhamento em muita gente. Como aderir às tendências da Indústria 4.0 se, por vezes, não se sabe o que ela é?

Pensando nisso, preparamos um pequeno guia com explicações básicas sobre essa revolução. Veja abaixo:

O que é a Indústria 4.0
Em termos simples, trata-se do uso de máquinas automatizadas e conectadas entre si por tecnologias digitais. Com isso, é possível ter uma produção mais inteligente, inclusive com troca de dados e comandos entre os equipamentos (como entre uma mesa de corte e uma lapidadora, por exemplo) ou seus operadores.

Ela já está entre nós
A Indústria 4.0 não é uma tendência para o futuro, ela já é o presente da produção industrial mundial e também nacional, até mesmo em pequenas e médias fábricas. Sua implementação ainda está em evolução mesmo nos países mais desenvolvidos, como a Alemanha e os Estados Unidos. Apesar disso, é importante que os empresários brasileiros busquem modelos 4.0 para não ficar para trás.

Muito vantajosa para o nosso setor
Embora muitos processadores fiquem com um pé atrás na hora de investir em novos maquinários e tecnologias, entrar na Indústria 4.0 traz uma série de benefícios para sua produção. Alguns deles:

– Aumento de velocidade da produção

– Controle online das máquinas, sem necessidade de inserir os dados manualmente

– Mais produtividade, pois o sistema assume o controle produtivo

– Menos erros e retrabalhos, pelo mesmo motivo acima

– Rastreamento de dados

– Integração de dados entre as diferentes etapas de produção, facilitando sua consulta e a análise completa do desempenho da fábrica

Os colaboradores são fundamentais
Tem-se a ideia de que o conceito de Indústria 4.0 pode impulsionar a demissão de funcionários, já que as máquinas e a rede terão importância maior no processo. Segundo especialistas ouvidos por nossa reportagem, isso não é verdade: os colaboradores serão fundamentais na implementação correta dos novos processos e no acompanhamento e avaliação dos resultados. Eles também podem contribuir muito com sugestões do que pode ser mudado ou automatizado. Ou seja, os trabalhadores deixarão de ter atividades comuns até então, mas terão outras funções.

Treinamento é essencial
Para tirar proveito da Indústria 4.0, não basta atualizar suas tecnologias, é preciso que seu pessoal esteja preparado para trabalhar com elas. Para isso, vale a pena buscar capacitações que abordem essa tendência — uma opção é o curso de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE), da Especialização Técnica Abravidro, cuja próxima turma será formadfa nos dias 21 e 22 de março de 2019 (saiba mais clicando aqui).

Quer conhecer mais sobre a Indústria 4.0? A edição nº 545 de O Vidroplano traz uma reportagem completa sobre o tema. Boa leitura!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters