Vidroplano
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Março tem aumento de 10,2% na venda de processados

12/04/2022 - 09h59

A edição de março do Termômetro Abravidro mostra aumento importante no volume de vendas faturadas de vidros processados no mês passado. Na comparação com fevereiro, a venda em metros quadrados dos produtos em março aumentou 10,2%. É o primeiro crescimento registrado no ano – mesmo assim, o primeiro trimestre teve queda de 18,7% na comparação com dezembro de 2021, mês base para o indicador.

“Em relação aos números de março, ocorreu o que o setor esperava: um aquecimento nas vendas após o período de férias e descanso do começo do ano. Esse desempenho não recupera a grande queda vista em janeiro e fevereiro, mas ficamos com a expectativa de que esse movimento de crescimento se mantenha para a sequência de 2022”, analisa o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas.

Confira o estudo completo aqui.

decréscimo

 

Fase piloto
O Termômetro Abravidro é o indicador lançado em 2022 pela entidade e permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas, em metros quadrados, da cadeia de processamento.

Ainda em fase piloto, o Termômetro passou nesta edição mais recente por alguns ajustes para que as informações fiquem ainda mais claras ao setor.

A primeira modificação é em relação à divulgação dos resultados: além da variação percentual do volume de vendas faturadas em relação ao mês passado, indicador mais imediato do Termômetro, o índice de desempenho que permite uma avaliação complementar histórica do mercado passa a ser a chamada “base 100”, que é o resultado observado em dezembro de 2021, quando foi feita a primeira pesquisa para o Termômetro.

Observe no gráfico abaixo: o número 100 representa dezembro passado. Portanto, apesar do crescimento em março, com as quedas observadas em janeiro e fevereiro, o mercado ainda está abaixo do desempenho do final do ano passado.

desempenho

 

Vale ressaltar que dezembro é um mês de atividade historicamente aquecida para o setor. Com a continuidade da pesquisa, teremos condições de filtrar o efeito sazonal da atividade em cada mês.

Antes, tínhamos um índice de desempenho que variava de 0 a 100 pontos, com resultados acima dos 50 pontos indicando crescimento do nível de atividade.

A segunda alteração foi na redação da principal pergunta que as empresas participantes respondem, a fim de garantir melhor entendimento, visto que o objetivo do indicador é mensurar o volume, em metros quadrados, efetivamente faturado no mês em relação ao mês anterior.

E houve, ainda, uma correção no resultado de fevereiro: ao invés de queda de 15,9%, tivemos decréscimo de 21,2%.

Por estar na fase piloto, o Termômetro segue consultando apenas empresas cujos gestores são integrantes da diretoria da Abravidro. A coleta de informações para a edição de março ocorreu nos cinco primeiros dias úteis de abril, por meio de formulário online, respondido por 29 empresas — maior número já registrado desde janeiro.

Dados para o setor
O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional — a pesquisa para o Panorama 2022 segue no ar e pode ser respondida por todas as beneficiadoras brasileiras neste link.

Importante:

– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;

– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgadas, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;

– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.

 

 



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