Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano de dezembro: vidros de valor agregado em prédios residenciais

21/12/2021 - 10h20

A edição de dezembro de O Vidroplano está disponível para leitura aqui. Em uma reportagem sobre insulados na revista de maio, comentamos sobre os motivos de os vidros de valor agregado não serem usados de forma maciça na construção. Uma justificativa seria o mercado imobiliário, o qual consideraria que desempenhos térmicos e acústicos acima da média não seriam necessários em residências. Porém, há empresas que vão contra esse senso comum. É o caso da Construtora Laguna, cujo foco está no desenvolvimento de edifícios residenciais de alto padrão – e, para isso, utiliza vidros de alta tecnologia. Conheça na matéria de capa por que esse tipo de material foi escolhido e veja também exemplos de obras, finalizadas ou ainda em construção, da companhia.

Retrospectiva 2021: os principais fatos do setor vidreiro! 2021 foi um período intenso para nosso segmento. Passamos da euforia pelo aquecimento do mercado no fim de 2020 à cautela pela piora dos indicadores econômicos, apesar de a construção civil permanecer bem-ativa. Por isso mesmo, vale relembrar o que de mais importante aconteceu para, assim, podermos nos preparar para 2022 – de preferência com a Covid-19 se tornando um assunto cada vez mais do passado.

Sua vidraçaria já trabalha com a venda e instalação de vidros pintados? Há diferentes mercados para os quais essas peças podem ser uma oportunidade de negócios – por isso, é importante conhecer os produtos disponíveis, as possibilidades de aplicação e a forma correta de manuseá-los, para evitar que a aparência deles fique comprometida. Este mês, a seção “Para sua vidraçaria” apresenta orientações de empresas fornecedoras de vidros pintados para os vidraceiros interessados nesse nicho.

Módulos da Especialização Técnica Abravidro têm alta este ano! Mesmo com a pandemia, as empresas vidreiras nacionais voltaram a procurar meios para capacitar suas equipes. Saiba o que essa busca por qualificação sinaliza em relação ao mercado e o interesse das processadoras em conhecimentos que permitam um aumento na sua produtividade.

GPD Finlândia é cancelado e será realizado apenas em 2023: logo após o fechamento da edição de dezembro da revista, nossa redação recebeu a informação de que o principal congresso vidreiro do mundo não seria mais realizado em fevereiro de 2022. Agora, o GPD Finlândia será montado somente em 2023.

Leia ainda a estreia da seção “Aqui tem vidro!”, cuja função é revelar curiosidades pouco conhecidas sobre aplicações que fogem daquelas às quais estamos acostumados a ver na construção civil. Para começar, um uso bastante único: para-brisas de avião. Você sabe como eles são feitos?

Leia na íntegra a edição de dezembro de O Vidroplano!



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters