Vidroplano
Vidroplano


O Vidroplano de maio celebra os 35 anos da Abravidro

27/05/2025 - 17h35

A edição de maio de O Vidroplano está no ar – leia aqui. No mês em que a Abravidro completa 35 anos de fundação, a revista traz um vasto conteúdo especial a respeito dessa jornada, marcada por muito trabalho em prol do desenvolvimento da cadeia vidreira e do maior uso do vidro. Confira reportagens que cobrem a rica trajetória da associação: como ocorreu sua fundação em 29 de maio de 1990; uma linha do tempo com os momentos mais marcantes dessa história; e as diversas atividades e ações da entidade que contribuíram – e seguem contribuindo – para o crescimento do setor.

Panorama Abravidro 2025 mostra queda no faturamento da cadeia e estabilidade nas vendas no ano passado
Também acabou de sair do forno a edição 2025 do Panorama Abravidro, o único estudo econômico e produtivo do setor vidreiro brasileiro. O documento, que traz os dados relativos ao ano passado, mostra que as coisas não foram tão positivas: foi mais um período de queda no faturamento, com as quantidades vendidas se mantendo estáveis e a produtividade das empresas em nível baixo – além disso, o perigo da importação em excesso ronda o segmento com força inédita, atingindo até mesmo a cadeia de processamento. Por outro lado, existem boas notícias a serem comemoradas: os vidros de maior valor agregado (laminados e insulados) contam com níveis históricos em vendas e a quantidade de mão de obra se recupera após recente baixa. Em resumo, 2024 foi um ano de contradições. Confira o estudo completo aqui.

Editorial do mês: “Que venham mais 35!”
O presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro, reforça o papel da Abravidro como incentivadora da inovação em nosso segmento: “É na prestação de serviços e desenvolvimento de produtos e soluções para as empresas vidreiras que a entidade vem fazendo a diferença e dando sua contribuição para o setor. As frentes de atuação são muitas, sempre buscando levar informação e conhecimento sobre o vidro aos diversos elos da cadeia; valorizar nossos produtos; definir parâmetros, por meio das normas técnicas, para produção e aplicações de soluções com vidro para toda a sociedade; treinar e qualificar mão de obra; promover a competitividade das processadoras brasileiras; e muito, muito mais. O trabalho não para, e é assim que deve ser”.

Opinião: Alexandre Pestana e Sérgio Goldbaum analisam Panorama 2025
Em entrevista ao VidroCast, o podcast da Abravidro, o diretor da Abravidro e o economista da GPM Consultoria debatem os resultados do estudo. “A preocupação é que, de 2019 a agora, a gente adicionou muita capacidade. Várias empresas fizeram investimentos, e isso não acompanhou o volume total vendido. Então, um problema do setor é essa sobreoferta expressiva”, reflete Pestana.

ABNT/CB-37: conheça a casa da normalização vidreira em nosso país
Não há como comemorar os 35 anos da Abravidro sem falar do Comitê Brasileiro de Vidros Planos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-37). Criado em outubro de 1998, o órgão é sediado na entidade, sendo o responsável pelo desenvolvimento e atualização de normas técnicas envolvendo produtos e aplicações em que nosso material está presente, no Brasil e no Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Para sua vidraçaria: a importância das normas na rotina de trabalho
Outra celebração envolvendo o setor vidreiro em maio é o Dia do Vidraceiro, comemorado no dia 18. Esses profissionais exercem papel fundamental para toda a cadeia, levando o nosso material aos consumidores finais. Por isso, O Vidroplano aponta as principais normas técnicas que os vidraceiros usarão em seu dia a dia de trabalho, além de dicas para facilitar o acesso ao conhecimento presente nelas.

Conheça programas para o desenvolvimento da indústria nacional
Historicamente protagonista da economia brasileira, a indústria perdeu fôlego das últimas décadas. Parques fabris diminuíram, capacidade de investimento despencou, número de trabalhadores caiu – e isso em um momento em que indústrias estrangeiras se fortaleceram. Já que o segmento vidreiro está inserido nesse contexto, a revista revela alguns programas para o desenvolvimento industrial disponíveis atualmente.

Leia a edição de maio de O Vidroplano na íntegra



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters