Vidroplano
Vidroplano


Skywalk, o mirante para o Grand Canyon

20/04/2007 - 12h07

Uma passarela de vidro com paredes e chão de vidro em forma de ferradura, com 21 m de comprimento e suspensa a 1.219 m de altura. Assim é o mirante batizado de Skywalk (caminhada no céu, em tradução literal), instalado dentro do território dos índios Hualapai, no Noroeste do Estado do Arizona, nos Estados Unidos. A Skywalk foi inaugurada e está aberta ao público desde 28 de março. Dela pode-se apreciar a visão panorâmica para a imensidão árida do Grand Canyon.


A cerimônia de inauguração contou com a participação de líderes indígenas, visitantes e até do ex-astronauta e segundo homem a pisar o solo lunar, Buzz Aldrin, convidado a dar os primeiros passos na atração.


Em ação, o vidro


Quando atravessam a Skywalk, os visitantes estão pisando sobre uma superfície totalmente de vidro, suspensa a 1.219 m de altura sobre o rio Colorado. A expectativa dos autores do projeto arquitetônico é de que o público tenha a sensação de estar flutuando livremente, sem a interferência de apoios visíveis.


Camadas estruturais intermediárias ultraclaras (película estrutural de laminação) foram instaladas por toda a superfície do piso de vidro que dá aos visitantes uma experiência sem precedentes com total visão sobre a plataforma de observação. Elas oferecem resistência e rigidez, além de nitidez óptica. O produto é de alto desempenho e propriedades estruturais desenvolvidas para resistir a grandes ventanias, cargas pesadas e atender os padrões de segurança em áreas de ação de rajadas de vento. Geralmente, o produto é usado em locais em que o vidro nunca foi antes utilizado.


O vidro extraclaro SGG Diamant, da Saint-Gobain Glass, foi utilizado no piso e nas paredes da ponte. Manufaturado pela fábrica vidreira na Alemanha (planta da Colônia), o produto é temperado e laminado. Nas paredes, foi colocado SGG Contour Diamant. No piso, SGG Lite-Floor Diamant.


O mirante está aberto do amanhecer até o fim do dia e é permitido o acesso (pago) de 120 pessoas por vez. Para evitar arranhões no piso envidraçado, os responsáveis pela atração oferecem proteções para os sapatos (pantufas).


Nas alturas


A Skywalk é ancorada por estacas gigantes com profundidade de 12 m. O piso tem cinco camadas de vidro temperado: a camada superior tem 8 mm de espessura e foi projetada para ser substituída assim que se desgaste; a segunda mede 6 mm; e as outras três são de 19 mm.


Segundo os construtores, ela poderá suportar ventos com velocidade de até 200 km por hora, provenientes de oito diferentes direções, e terremotos de até valor 8 na escala Richter que ocorram num raio de cerca de 130 km.


Veja a galeria de fotos



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters