Vidroplano
Vidroplano


Setembro tem queda de 10,9% na venda de processados

10/10/2022 - 14h48

A edição de setembro do Termômetro Abravidro mostra que o mês não foi bom em relação ao volume de vendas faturadas de vidros processados (em m²): na comparação com agosto, setembro registrou queda de 10,9%. O acumulado do ano até aqui apresenta queda de 33,7% na comparação com dezembro de 2021, mês base para o indicador. Confira o estudo completo aqui.

O desempenho demonstrado pelo estudo acaba por neutralizar a recuperação do mercado vista em maio e julho. “A economia nacional deu leves sinais de melhora, mas no nosso segmento ainda não estamos na direção de um crescimento concreto. Muitas obras estão sendo erguidas nas principais capitais do País, e o vidro só entra nas fases finais desses projetos”, explica o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas. “Isso explica um pouco a retração na procura por processados, que cresceu entre 2020 e 2021 também impulsionado pelo boom de reformas que vimos durante a pandemia. Veremos como será o último trimestre do ano, geralmente um momento aquecido na venda de nossos produtos.”

A coleta de informações para a edição de setembro ocorreu na primeira semana deste mês, por meio de formulário online, e contou com grande participação de empresas respondentes, 101 no total.

Fase piloto

O Termômetro Abravidro é o indicador, em fase piloto, lançado este ano pela entidade. Ele permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas em metros quadrados da cadeia de processamento. De janeiro a abril, o levantamento foi feito apenas com empresas ligadas a membros da diretoria da Abravidro – a partir de maio, todas as processadoras brasileiras podem participar.

Clique aqui e preencha o formulário para receber, todos os meses, o link para participar da pesquisa.

Importante:

– O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional;

– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;

– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgadas, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;

– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters