Vidroplano
Vidroplano


Treinamento apresenta softwares para análise do desempenho térmico de esquadrias

05/04/2018 - 12h53

São Paulo recebeu nesta semana, nos dias 3 e 4 de abril, a terceira edição do treinamento Desempenho Térmico de Esquadrias. O curso foi organizado pela Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro) e apoiado pela Abravidro.

Fernando Simon Westphal, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi o responsável pelo treinamento. Após contextualizar a importância da avaliação de desempenho térmico das esquadrias, como determina a norma NBR 10821 – Esquadrias para edificações, ele apresentou conceitos sobre o tema e as funcionalidades de três softwares que podem ser utilizados para essa avaliação:

Optics - para simulação e comparação dos vidros

Therm - estabelece a condutividade térmica da superfície das esquadrias, de acordo com o material de sua composição

Window - para a simulação de todo o conjunto do sistema

Ele também orientou como usar essas ferramentas adequadamente simulando algumas esquadrias, para a devida avaliação do nível de desempenho térmico de acordo com a NBR 10821-4. Clélia Bassetto, analista de Normalização da Abravidro, destacou que a turma do curso esteve bastante engajada e compreendeu bem os mecanismos de cada software. Para ela, o treinamento foi bastante positivo para o avanço dos profissionais nessa área.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters