Vidroplano
Vidroplano

Recrutamento e seleção: o que há de novo?

23/08/2021 - 10h25

Escrito por Lilian Sanches
(versão completa do texto no link bit.ly/artigoLilian)

Para se manter competitivo no mercado, é essencial estar atento às novidades. E quando se fala em recrutamento e seleção, quais as tendências para os próximos anos? Uma delas está no próprio nome da tarefa. “Recrutamento” tem sido cada vez menos utilizado. As empresas têm preferido o termo “atração” para se referir ao processo de “atrair” os candidatos. Existem várias ferramentas que surgiram com o objetivo de otimizar esse processo e humanizá-lo. Conheça algumas a seguir.

Digitalização e virtualização
Os processos seletivos online ganham espaço: as entrevistas podem ser realizadas por videochamada e as dinâmicas de grupo, em plataformas gamificadas (com aspectos encontrados em jogos), nas quais é possível propor desafios para os candidatos. Dessa forma, você promove o compartilhamento de ideias e resolução de problemas, além de analisar comportamento, competências e valores dos candidatos.

Humanização do processo
Erra quem pensa que digitalização é o contrário de humanização. Isso porque a questão humana está relacionada à empatia e respeito aos candidatos. Portanto, reduza os níveis de estresse e tensão que a avaliação pode gerar e disponibilize horários flexíveis para entrevistas e dinâmicas, assim como um espaço para que os candidatos deem feedback sobre pontos positivos e negativos do processo.

Capacitações para os candidatos
Outra tendência é criar um momento de troca com os candidatos, permitindo que, mesmo quando não aprovadas, eles aprendam algo novo. Se a empresa valoriza a inovação, que tal oferecer um treinamento sobre pensamento crítico e criativo? Essa relação também pode ser um momento de adaptação do novo colaborador à empresa. Além disso, você melhora a reputação da sua marca como empregadora e cria uma relação de confiança com talentos que podem fazer parte do seu time no futuro.

Parceria entre líder e RH
RH (Recursos Humanos) e líderes de setores devem atuar juntos para encontrar o profissional perfeito para a vaga. Para isso, são necessários comunicação fluida, alinhamento das expectativas e entendimento das possibilidades e necessidades de cada um.

Lilian Sanches é administradora e consultora em desenvolvimento humano e liderança, além de sócia da empresa Intentus

Este texto foi originalmente publicado na edição 584 (agosto de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters