Vidroplano
Vidroplano

Sempre dentro das normas!

18/04/2018 - 10h00

Você certamente já ouviu a expressão “o barato sai caro”, certo? Infelizmente, ela ainda é comum nas instalações de vidros: muitas pessoas não conhecem o tipo certo de vidro para cada aplicação e, por isso, fecham negócios com um profissional que oferece preços mais baixos por não seguir as determinações das normas técnicas, colocando vidros comuns em boxes de banheiro, temperados em guarda-corpos, e por aí vai.

É claro que essas instalações incorretas acabam resultando em prejuízos financeiros e acidentes muitas vezes graves. A pior parte dessa situação é que o vidro como um material se torna malvisto, passando a ser considerado perigoso para as obras.

A campanha #TamoJuntoVidraceiro, lançada em março pela Abravidro, tem como um de seus principais objetivos facilitar o acesso ao conteúdo das normas técnicas vidreiras. Um material bastante valioso dessa iniciativa é a cartilha Aplicação do vidro na construção civil, útil tanto para os vidraceiros como para os consumidores.

Conteúdo para o dia a dia
A cartilha apresenta dados sobre os principais tipos de vidro e em quais aplicações cada um deles pode ser usado. Para isso, mostra as determinações da NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações, principal norma do setor.

Os primeiros vidros apresentados são os de segurança, definidos pela ABNT como aqueles “cujo processo de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra”. São três tipos:

– Temperado
– Laminado
– Aramado

E se prepare: para conhecer mais sobre eles, não deixe de ler a reportagem que estamos preparando para a edição de maio de O Vidroplano!

Glass stairway in a modern office buildingAtestado de qualidade para o bom profissional
Voltando à expressão “o barato sai caro”, esse tipo de caso seria bem mais difícil de acontecer se o cliente tivesse conhecimento de que apenas certos tipos de vidro podem ser usados para a instalação pretendida, não concorda? Com a cartilha, isso é possível: o vidraceiro pode, e deve, tê-la presente no ambiente de trabalho, usando-a como material de apoio para convencer o consumidor a aplicar o material da forma correta. Aproveite, vidraceiro!

“O consumidor vai entender as explicações da cartilha?”
Sem dúvidas! Esse material foi pensado para chegar a todas as pessoas, inclusive àquelas que não conhecem o vidro a fundo. Por isso, a cartilha é curta e conta com explicações didáticas.

Por dentro da Aplicação do vidro na construção civil
- Eu preciso pagar para ler ou imprimir essa publicação?
Não! Você pode fazer o download gratuito da cartilha, assim como dos outros materiais do #TamoJuntoVidraceiro, na página da campanha em www.abravidro.org.br/tamojuntovidraceiro

- Ela traz mais algum conteúdo, além dos tipos de vidro e suas aplicações?
Sim, você pode conferir os critérios levados em conta para especificar a espessura do vidro, as formas para adquirir normas técnicas e o que o Código de proteção e defesa do consumidor determina sobre o cumprimento delas.

- Com quem eu posso falar para saber mais sobre as normas para vidros?
É só procurar o ABNT/CB37 – Comitê Brasileiro de Vidros Planos:
Telefone: (11) 3873-9908
E-mail: cb37@abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 544 (abril de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters