Vidroplano
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Síndrome de planejamento

23/11/2015 - 18h20

*Por Tom Coelho

Possivelmente você acompanhou pela mídia o que aconteceu com alguns estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrido em outubro deste ano. Refiro-me especialmente aos atrasados, impedidos de fazer a prova por encontrar os portões
fechados. Houve de tudo: uns sem documento com foto para identificação, outros esqueceram de levar caneta preta transparente e alguns erraram o endereço do local de prova, entre outras situações.

Isso ilustra um mal que aflige a todos nós. Sofremos de uma síndrome de falta de planejamento — típica de nossa cultura. Assim, temos o péssimo hábito de protelar e fazer tudo na última hora simplesmente porque não programamos nossas atividades. No mundo corporativo não é diferente. Poucas são as empresas que fazem planejamento estratégico anual. Como consequência, surgem desequilíbrios financeiros, interrupção da produção por falta de matéria-prima, atrasos em entregas, problemas de qualidade, elevação dos índices de acidentes no trabalho, indisponibilidade de capital humano qualificado e perda de produtividade, dentre outros.

Para a falta de planejamento, não há justificativas
Voltando ao Enem: os retardatários alegaram que o ônibus atrasou, que o trânsito estava intenso, que não havia vaga para estacionar. Tudo isso explica, mas não justifica. O mesmo princípio aplica-se ao mundo dos negócios. O dia a dia de uma empresa é repleto de imprevistos e questões que exigem rápida resolução. No entanto, um planejamento bem-executado, com margens para minimizar imprevistos, certamente ajuda a evitar mais consequências.

Os malefícios decorrentes da falta de planejamento podem ser traduzidos em uma palavra: frustração. Para os atrasados do Enem, minutos ou segundos significam um ano perdido. Para uma empresa, não gerir bem o tempo e os planos para o futuro pode resultar na perda de clientes, comprometer a imagem da companhia ou até levá-la à falência.

Por isso tudo, que tal começar a desenvolver, agora, o hábito do planejamento?

Tom Coelho é educador, palestrante sobre gestão de pessoas e negócios, escritor e autor de oito livros. www.tomcoelho.com.br



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