Vidroplano
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Tire o ‘S’ da ‘Crise’

18/02/2016 - 13h12

Este texto foi originalmente publicado na edição 518 (fevereiro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui

 

Escrito por Luiz Barbosa

“O Brasil está em crise!” Assim começamos 2016. Não vou usar o clichê que diz que a crise econômica é apenas uma crise de desconfiança, porque não é — pode ter começado dessa forma, mas os números revelam a sua verdadeira face assombrosa, ceifando o emprego de muitos e vitimando todas as classes sociais, já ascendendo ao topo da pirâmide.

Mas o que fazer? Como reagir? Sinceramente, não tenho respostas para tais perguntas e, se as tivesse, provavelmente me tornaria um bilionário oferecendo a minha receita. O que posso fazer é escrever, compartilhar o meu ponto de vista e, quem sabe, lhe inspirar.

Esteja aberto a novas ideias — As diferentes fontes de ideias e sugestões às vezes podem ter como interlocutor o mais humilde de nossos colaboradores. Podem vir também de colegas, amigos, parentes, filhos e cônjuge. Porém, para absorver todas essas preciosas fontes, é preciso estar aberto ao novo e, só então, enxergaremos oportunidades de melhorar as nossas empresas. Arregace as mangas, tenha disposição para analisar todas as áreas de seu negócio em busca de oportunidades de melhorias e você as encontrará.

Verifique quais são as suas perdas de processo — Se encontrar altos percentuais, identifique as causas e tome atitudes corretivas. Os problemas nessa área podem ter origem no leiaute da fábrica, em configurações incorretas das máquinas, no uso de insumos fora das especificações dos fabricantes, em profissionais despreparados ou destreinados etc.

Siga as especificações dos manuais dos fabricantes e realize, periodicamente, treinamentos e reciclagens — Os fabricantes de maquinários quase sempre dispõem de técnicos treinados que realizam esses treinamentos gratuitamente. Lembre-se também da importância de manter a sua equipe de vendas sempre atualizada. Ela é a linha de frente da sua empresa.

Não entre na guerra dos preços — Ela não leva a nada, é uma ilusão! Você tem um estoque cheio de produtos e quer vender tudo porque produto em estoque é dinheiro parado? Mas onde está o seu lucro? Aprenda a calcular o giro do seu estoque e não pense em volume. Você pode vender menos e lucrar muito mais.

Converse com seus clientes e fornecedores constantemente — Esteja sempre atento ao mercado. Dessa forma, será capaz de avaliar a sua empresa e tomar as decisões estratégicas para mantê-la competitiva e lucrativa.

Ainda que 2016 seja o ano da “crise”, seja criativo, tire o “S” da criSe e “crie”!

Fale com eles!
Luiz Barbosa é engenheiro civil com MBA em marketing, palestrante, e sócio-fundador da consultoria em vidro para a construção civil Ci & Lab.
www.cielab.com.br



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