Vidroplano
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Transparência a 200 km/h

16/06/2015 - 15h49

Porsche Museum, na Alemanha, conta história da renomada marca de automóveis com a ajuda de fachada dupla envidraçada

A Porsche é motivo de orgulho para Stuttgart. Visite a cidade alemã para comprovar: ali tem uma praça que leva o nome da mundialmente renomada fabricante de carros esportivos, a Porscheplatz. Nesse local sagrado para os amantes da velocidade se localiza o museu da marca. Uma obra ousada, assim como os automóveis expostos nela, que tem no vidro um importante elemento estrutural, graças à fachada dupla inclinada com 800 m² do material. A instalação se deu com uma tecnologia tão moderna quanto a dos velozes modelos da Porsche.

Versatilidade de uma marca

O projeto do Porsche Museum foi desenvolvido pelo escritório austríaco Delugan Meissl Associated Architects (DMAA). Para serem escolhidos em licitação, no início de 2005, como os responsáveis pelo design do prédio, os arquitetos tiveram de vencer uma corrida acirrada: deixar para trás nada menos do que 169 empresas.

Quatro anos depois, em janeiro de 2009, o museu era inaugurado. O espaço de exposições, cujo formato lembra um trapézio, fica suspenso por três colunas em ‘v’. No nível do solo, onde se localiza a recepção, um grande vão livre — semelhante às formas do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), de Lina Bo Bard. O conceito central da obra teve como foco transmitir a versatilidade e a vivacidade da marca para a linguagem da arquitetura. Para isso, o vidro se mostrou essencial.

Tecnologia nos carros e nos vidros

A fachada dupla citada no início da matéria enfeita o trapézio suspenso. Localizada em cima da entrada principal, representou um verdadeiro desafio arquitetônico, devido à inclinação de 16,5 graus que se projeta para a direção da rua. No total, tem 23 m de altura. Curiosidade interessante: o espaço entre as duas fachadas é acessível para limpeza e manutenção.

A parte interna da fachada ganhou insulados. A externa, no entanto, é a mais relevante e tecnológica. Ali, foram aplicados temperados laminados de segurança (10 + 8 mm) fabricados pela suíça Glas Trösch. As peças possuem 3,4 m de largura e 1,9 m de altura.

Técnicas modernas para fixação

A instalação da fachada externa se deu por meio de uma técnica própria para peles de vidro, desenvolvida pela empresa alemã Fischer. Cada placa é fixada por doze parafusos especiais (seis na parte superior e seis na inferior) que não perfuram toda a espessura da placa. Com isso, quem olha de fora não consegue enxergar nenhuma ferragem à vista. Esses parafusos estão presos a uma rede de cabos de aço que garante a redução da tensão sobre o vidro. Nosso material também pode ser encontrado na área das escadas rolantes que dão acesso à área de exposição. As paredes e o teto envidraçados desse espaço funcionam como mais um lembrete da antiga e duradoura relação entre vidro e automóvel.

História de uma lenda das pistas

A montadora, que hoje pertence à também alemã Volkswagen, não mediu esforços para contar a sua história. Veja alguns fatos interessantes do Porsche Museum:

  • A construção consumiu cerca de € 100 milhões — aproximadamente, R$ 341 milhões;
  • São 800 m² de área total e 5.600 m² de área de exposição;
  • Mais de oitenta veículos estão expostos no museu;
  • O destaque maior é o 2 Phaeton, de 1898, primeiro carro construído por Ferdinand Porsche, fundador da empresa;
  • O prédio abriga ainda um restaurante, café e loja de souvenires.

O vidro no Porsche Museum

-800 m² do material na fachada dupla inclinada;

-Na parte externa da fachada, foram usados temperados laminados (10 + 8 mm);

-As peças possuem 3,4 m de largura e 1,9 m de altura.

Museu da Mercedes também está em Stuttgart

A vinte minutos de carro do Porsche Museum, outra construtora famosa mantém um local para mostrar ao mundo sua história. O Mercedes-Benz Museum, desenvolvido pelo escritório de arquitetura UNStudio, possui 47,5 m de altura e 16.500 m² voltados à exposição de mais de 160 veículos e objetos relativos à empresa criada por Karl Benz, um dos inventores do carro a gasolina. No espaço da Mercedes, mais uma vez nosso material se destaca: a fachada de alumínio e laminado com Pyran S, vidro antichamas da Schott, oferecem uma estética futurista ao local.

Fale com eles!

DMAA — www.dmaa.at

Fischer — www.fischer.de

Glas Trösch — www.glastroesch.com

Mercedes-Benz Museum — www.mercedes-benz.com

Porsche Museum — www.porsche.com/museum

Schott — www.schott.com

UNStudio — www.unstudio.com



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