Vidroplano
Vidroplano

Transparente à escolha do cliente

23/01/2019 - 17h10

A transparência é a característica mais óbvia do vidro — mas isso não significa que ele precisa ter esse aspecto em todas as instalações. A evolução da tecnologia do setor permite que o material atue de formas jamais imaginadas anos atrás, como controlando a privacidade e o nível de luz que entra nas construções (ou mesmo a iluminação que passa de um ambiente interno para outro). Há diferentes soluções modernas que permitem isso. Os insulados podem ganhar persianas automáticas, os polarizados mudam a aparência de transparente para totalmente opaco com o toque de um botão e os vidros de controle solar também filtram a claridade, não somente a radiação. Isso sem falar em outras inovações que em breve devem chegar ao Brasil.

A seguir, confira os principais produtos voltados para essas funções oferecidos no mercado e quais os benefícios que podem trazer para um projeto arquitetônico.

 

VIDRO ELETROCRÔMICO

eletrocrômico2Trailler da AGC (foto) na Glasstec 2018 mostrava aplicações do Halio. Tecnologia semelhante está na fachada do centro de pesquisa do Grupo Saint-Gobain em Capivari (SP)

Como funciona
Revestido com filmes finos especiais, escurece ou fica transparente a partir de um comando elétrico manual ou programado. A mudança não se dá automaticamente, mas de forma gradativa, ao longo de alguns segundos ou minutos, dependendo da tecnologia utilizada.

Benefícios
Controla a entrada de luz natural no ambiente, dispensa o uso de cortinas ou persianas e reduz o consumo de energia elétrica.

Quem fornece?
O eletrocrômico já existe no País — ao menos instalado. O Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Saint-Gobain, localizado em Capivari (SP), tem fachadas com o SageGlass. Um dos diferenciais: conta com sensores que captam a iluminação externa, fazendo o material adequar-se às alterações de luminosidade que ocorrem ao longo do dia. Ainda não há informações sobre sua comercialização por aqui.

Outra novidade da Glasstec 2018, principal feira vidreira do mundo, foi o Halio, da AGC. “Além de garantir a privacidade por meio da interação do usuário, é antirreflexo e bloqueia até 99,9% da luz solar”, explica a gerente de Desenvolvimento de Mercado Ana Lion. Oferecido em duas versões (Halio e Halio Black), ainda não tem data para lançamento no Brasil.

 

INSULADOS COM PERSIANAS

persiana2Soluções da Screenline: insulados com persiana podem usar controle remoto para acionar as lâminas do sistema

Como funciona
Instalada na câmara de gás interna do insulado, a persiana utiliza sistema de acionamento manual magnético ou eletrostático, garantindo que não haja contato mecânico com o exterior. Além disso, não existe condensação ou qualquer resíduo em contato com a persiana, fazendo sua durabilidade aumentar exponencialmente.

Benefícios
Facilita a limpeza, dispensa manutenção e o uso de cortinas e proporciona maior conforto térmico.

Quem fornece?
A Screenline é uma das líderes de mercado, oferecendo soluções com lâminas e sistema blackout (que ajuda a escurecer o ambiente), como o modelo Twin.

Na mesma Glasstec do ano passado, a Guardian lançou seu insulado com persiana, o Dinamic Shade. Voltado para uso em janelas e portas residenciais, pode ser ativado por interruptor manual, controle remoto ou controle automatizado, respondendo a mudanças na iluminação externa ou condições de temperatura, por exemplo. Espera-se que esteja disponível aos clientes até o final de 2019 na Europa. No entanto, a empresa ainda não tem previsão de comercializá-lo no Brasil.

 

VIDRO POLARIZADO

polarizadoO vidro polarizado atua dividindo ambientes (foto), como também de forma estrutural, revestindo as paredes de escritórios para garantir privacidade

Como funciona
Também conhecido pela sigla PDLC (da expressão em inglês polymer dispersed liquid crystals, que significa “cristal líquido disperso em polímeros”), consiste em laminados com películas especiais, formadas por partículas suspensas de cristal líquido. Sem eletricidade, as partículas “repousam”, deixando o vidro totalmente opaco. Por meio de corrente elétrica, que pode ser acionada por interruptor ou controle remoto, elas se organizam em direções específicas. Com isso, o vidro torna-se transparente.

Benefícios
É fácil de limpar e fazer manutenção; possui alta durabilidade e dispensa o uso de cortinas e persianas.

Análise do mercado
A solução já existe no Brasil há cerca de uma década. Bastante versátil, ela é muito apreciada por arquitetos e decoradores, já que mostras como Casa Cor geralmente apresentam ambientes com divisórias que usam o produto. “A demanda vem crescendo sensivelmente, pois oferece privacidade quando desejada, aceita projeção de imagens e pode ser usado como quadro branco”, explica Fábio Saliba, da Intelliglass. “Permite também a utilização racional dos espaços e a criação de ambientes tecnológicos, além de uma estética moderna e diferenciada”, complementa Rebeca Andrade, especificadora técnica da processadora PKO.

Quem fornece?
Entre as empresas que fornecem o produto, estão a Intelliglass, uma das empresas pioneiras na tecnologia em nosso país, e a PKO, que tem o Privacy Glass. A Divinal Vidros também comercializa a solução chamada Smart Glass, todos com características semelhantes às descritas acima.

 

VIDRO TERMOCRÔMICO

termocrômicoComo funciona
O termocrômico é um laminado ou insulado de laminado que recebe uma película de PVB especial. Quando a luz solar entra em contato com a peça, essa película absorve o calor, ficando mais escura. Quanto mais ensolarado o dia, mais escura ela se torna, fazendo com que menos claridade entre no ambiente (como visto nas fotos). E tem mais: o vidro irá esfriar-se conforme a posição do Sol ao longo do dia, fazendo com que a película volte a ficar clara. Lembra-se de já ter visto algo do tipo? Se você for leitor assíduo de O Vidroplano, com certeza! A tecnologia foi capa da edição de fevereiro de 2017.

Benefícios
Iluminação natural que se adapta ao clima, sem gastos extras com eletricidade, já que, ao contrário de outras tecnologias, não envolve intervenção manual, mecânica ou elétrica.

Quem fornece?
Por aqui, a GeoDesign Internacional representa a americana Pleotint, fabricante e detentora da patente do termocrômico nos Estados Unidos, Europa e Japão. A linha de termocrômicos da Pleotint chama-se Suntuitive e é formada por cinco itens diferentes: clear (incolor), Azuria (tom esverdeado), Optiblue (azulado), Solarbronze (bronze) e Solargray (cinza).

 

VIDRO DE CONTROLE SOLAR

© Rodrigo e CassianaMercado nacional aposta em produtos voltados especialmente para o clima brasileiro

Como funciona
De forma simples: reflete parte da luz para o lado externo, absorve uma quantidade dela na sua própria massa e deixa outra parte entrar no ambiente. A escolha para uma obra, no entanto, deve seguir vários critérios. “Não podemos pensar somente sobre o tipo de vidro de controle solar ou seu fabricante”, explica Luiz Barbosa, gerente técnico de Vendas da Vivix. “Os projetos precisam ser analisados a fim de se entender as principais variáveis que vão influenciar na correta especificação, como a região do País, orientação das fachadas, influência de sombras projetadas por outras edificações e plantas de elevação para verificação da altura do vidro na obra, entre outras”. Para quem está interessado em aplicar esses vidros em seus projetos: as usinas que fornecem esses produtos possuem equipes de consultores técnicos com o objetivo de ajudar engenheiros e arquitetos no momento da especificação, levando em conta todos esses diferentes critérios mencionados.

Benefícios
Reduz a entrada de calor e raios UV, proporciona conforto térmico, reduz o consumo de energia elétrica e permite maior área envidraçada com menor ofuscamento.

Análise do mercado
Para Remy Dufrayer, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Cebrace, “é um mercado em expansão, mas ainda muito concentrado em edifícios corporativos e comerciais”. O diretor de Marketing da Guardian, Renato Sivieri, concorda: “Apesar de os benefícios serem bastante difundidos, ainda existem pessoas que não entendem os custos de manutenção de um empreendimento comercial ou residencial sem esses vidros”. Por isso, a divulgação dos benefícios é importante. A economia de energia elétrica gerada pode chegar a até 40% ou 50%, considerando a redução no uso de ar condicionado e iluminação artificial.

Quem fornece?
Para tornar o material ainda mais utilizado na construção civil, as usinas nacionais estão investindo em linhas especiais, desenvolvidas de forma específica para as condições climáticas de nosso país:

– Sunlux Shadow, da AGC;
– BR, da Cebrace;
– High Performance, da Guardian;
– Vivix Performa, da Vivix.

Vale citar mais duas linhas: Habitat, da Cebrace, e Residence, da Guardian, ambas voltadas para aplicação residencial.

 

deserto

Um exemplo extremo da capacidade dos vidros de controle solar é a La Casa del Desierto (A Casa do Deserto), obra da Guardian erguida em pleno deserto de Gorafe, na Espanha. Com 20 m², o projeto foi liderado por Spela Videcnik, da Ofis Architects, e conta com aplicações de SunGuard SNX 60 HT e ClimaGuard Premium 2T, que proporcionam 52% de transmissão de luz e bloqueiam 75% da radiação solar. “Esperamos demonstrar que é possível criar uma casa envidraçada no deserto e que, mesmo assim, proporciona um ambiente confortável”, comenta a arquiteta.

 

A cor do vidro influencia na passagem de luz?
Sim, conforme explica Renato Sivieri, da Guardian: “Substratos coloridos absorvem mais radiação e deixam passar menos luz em comparação com um vidro incolor”. Portanto, na hora de especificar, é possível adequar a cor do vidro de acordo com a solução de luminosidade e bloqueio de calor desejados para determinado projeto. “Peças coloridas também tendem a alterar a visualização das cores dos objetos”, relembra Ana Lion, da AGC.

Este texto foi originalmente publicado na edição 553 (janeiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters