Vidroplano
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Uma resposta mais do que positiva à crise

18/07/2016 - 17h52

Antes da realização da Glass South America, organizada pela NürnbergMesse Brasil em parceria exclusiva com a Abravidro, o clima entre alguns profissionais do setor poderia ser de desconfiança — afinal, a crise econômica continua a assolar o País. No entanto, esses temores passaram longe da 12ª edição da maior feira vidreira da América Latina, quando quase 13 mil pessoas foram ao Transamerica Expo Center, em São Paulo, nos dias 8 a 11 de junho.

Nem mesmo o frio congelante, proporcionado pela temperatura mais baixa dos últimos 22 anos no mês de junho na capital paulista, impediu as pessoas de conferir as novidades de duzentas marcas nacionais e estrangeiras da exposição. Como resultado, a quantidade de negócios feitos é um bom indicador de que, juntas, as empresas do vidro conseguirão retomar o caminho do crescimento.

Aquecendo os negócios
Nos quatro dias de feira, a equipe de O Vidroplano recebeu o feedback de inúmeros expositores em relação à mostra. A opinião foi unânime: a Glass surpreendeu a todos positivamente. Os visitantes estavam a fim de fechar negócios, sem medo de investir em suas empresas — ao contrário da tendência comum em tempos como os atuais. Essa vontade de se mexer, de não ficar parado, aguardando uma solução mágica, era o sinal de que o setor precisava para saber que existe vida durante a crise.

Uma feira cheia de novidades
Na quarta-feira, dia 8, um almoço abriu oficialmente o evento, contando com a presença de representantes da NürnbergMesse Brasil, Abravidro e a imprensa para comentar as novas iniciativas do evento e as perspectivas para o setor vidreiro brasileiro.

Lígia Amorim, diretora-geral da filial nacional do grupo alemão até o fim de junho, agradeceu pela parceria com a Abravidro para a organização do evento e reforçou a mensagem de otimismo para com o futuro: “As empresas precisam saber que, com trabalho duro, é possível sair da crise”. Alexandre Pestana apresentou alguns números do Panorama Abravidro 2016 e avaliou que vivemos o fim de um ciclo de crescimento. “Devemos repensar nosso papel no futuro dos negócios”, refletiu. Peter Ottmann, CEO da NürnbergMesse, também passou a sua mensagem: “A América do Sul é um grande mercado e uma aposta do grupo. Nossa atuação aqui não seria possível sem a Abravidro”, afirmou.

Programação cheia
Novidades não faltaram nessa edição. A principal delas era o espaço Vidro em Ação (conheça mais detalhes aqui), organizado pela Abravidro em parceria com outras entidades e empresas, que mostrava ao vivo e de forma interativa como são feitos os ensaios de segurança para o vidro temperado, além de soluções acústicas. O gerente-técnico da Abravidro, Silvio Carvalho, coordenou o local. “É importante que todos conheçam os ensaios de acordo com a norma técnica, estimulando o setor a certificar seus vidros, o que garante ao consumidor que a empresa obedece a esses parâmetros técnicos de qualidade”, comentou.

A Arena de Gestão e Tecnologia também levou conhecimento técnico aos visitantes. O espaço contou com apresentações de profissionais de diversos setores a respeito de organização empresarial, comportamento profissional e benefícios do vidro. Entre os palestrantes estavam o jornalista e publicitário José Luiz Tejon, a convite da Anavidro, e a coordenadora-técnica da Abravidro, Vera Andrade (veja mais aqui).

Vale citar ainda a primeira edição da R+T. Realizada simultaneamente à Glass e organizada em parceria com a Landesmesse Stuttgart, a feira reuniu mais de cinquenta marcas expositoras mundiais do mercado de persianas, portas, portões e proteção solar interna e externa.

Picadeiro do vidro
O estande da Abravidro mais uma vez se destacou, sendo um importante ponto de encontro para vidreiros de todo o País (mais detalhes aqui). O espaço seguiu a temática circense, levando vida e cor ao pavilhão de exposições. “Verificamos que as empresas familiares do circo vêm atravessando séculos, sempre encantando os mais diversos públicos e se reinventando, prontas para novos desafios”, explica a superintendente da entidade, Celina Araújo. “Essa é a proposta da Abravidro para o nosso setor: enfrentar o momento atual com criatividade e disposto a mudanças”.

A programação de atividades no espaço foi intensa. Além das apresentações da trupe circense Felchak, especialistas estiveram de plantão para tirar dúvidas e dar dicas de como resolver problemas em vidraçarias ou processadoras. Outros destaques foram o lançamento oficial do programa De Olho no Boxe e do guia Estratégias corporativas de baixo carbono – Setor do vidro — este último produzido em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Abividro.

Números da Glass 2016

  • 4 dias de feira
  • Quase 13 mil visitantes
  • 200 marcas expositoras

Balanço da feira e novidades para 2018: entrevista com João Paulo Picolo
O Vidroplano conversou com o novo diretor-geral da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, que assumiu no começo de julho o cargo ocupado anteriormente por Ligia Amorim. Essa edição da mostra foi a última no pavilhão Transamerica Expo Center.

Qual o saldo da Glass 2016?
Extremamente positivo. Ao conversar com expositores e visitantes, percebemos que conseguimos atender às expectativas de maneira geral. Em todos os dias da feira, tivemos corredores cheios e muitos negócios.

A Glass vai ter uma nova sede a partir de 2018?
Temos uma grande novidade: o projeto de migração de espaço. Vamos para o São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes. Com localização excelente, o pavilhão foi reformado e ampliado, tendo agora quase 90 mil m² para exposição e estrutura de altíssimo padrão, incluindo proximidade com estação de metrô e o maior edifício-garagem da América Latina — são mais de 5 mil vagas cobertas.

Quais os planos para sua gestão à frente da NürnbergMesse Brasil?
Tenho muitas ideias que pretendo colocar em prática junto com a Abravidro. Temos uma relação de sucesso e a parceria com a entidade é muito importante para nós. Junto da Abravidro, estamos mais próximos do mercado, conversando com nossos clientes e entendendo de que forma devemos atuar para gerar ainda mais valor aos expositores e visitantes. Somos uma empresa de serviços e temos a missão e obrigação de atender às demandas do mercado. Reforço o nosso compromisso com a indústria do vidro no País. Queremos contribuir para o crescimento e desenvolvimento do setor.

Fale com eles!
Glass South America — www.glassexpo.com.br
NürnbergMesse Brasil — www.nuernbergmesse-brasil.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 523 (julho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



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