Vidroplano
Vidroplano

Vanceva World of Color Awards 2020 anuncia vencedores

15/12/2020 - 10h34

Organizado a cada dois anos pela Eastman, o Vanceva World of Color Awards premia projetos arquitetônicos com vidros laminados que utilizam os interlayers coloridos da linha Vanceva. Obras de todo o mundo podem se inscrever em duas categorias (uso exterior e interior). Os dois vencedores são escolhidos por um júri de profissionais que inclui arquitetos, engenheiros e consultores. Saiba a seguir quem são os ganhadores da edição 2020 da competição.

 

arquitetura2

 

CATEGORIA EXTERIOR

Vencedor: Museum of Fine Arts
Local: Houston, Estados Unidos
Responsável pelo projeto: Steven Holl Architects
Processadora do vidro: ShenZhen ShenNanYi Glass

A expansão do Museu de Belas Artes de Houston, no Estado americano do Texas, foi uma obra grandiosa. Com custo de US$ 450 milhões, renovou completamente o espaço que, agora, tem uma fachada dupla, daquelas de duas peles de vidro separadas por uma área para ventilação, cujo objetivo é aumentar o conforto térmico interno. A parte exterior dessa fachada é formada por vidros curvos, quase como tubos, presos a uma estrutura de aço invisível por trás das chapas. Essas chapas são acidatas, ou seja, passaram por um tratamento com ácido para ficarem com aparência opaca, mas ainda assim permitem passagem da luz. Para realçar o efeito leitoso, foram usados interlayers na cor Arctic Snow (“neve do ártico”).

Até pode parecer estranho uma competição baseada em cores premiar um edifício branco, mas o jurado Benjamin Wright, diretor-artístico da Pilchuck Glass School, centro internacional para educação artística em vidro, explica: “Os arquitetos usaram as formas e a natureza do vidro para otimizar o efeito monocromático do prédio. E o desafio de permitir a entrada de luz natural de forma criativa não pode ser esquecido”.

 

arquitetura3

 

CATEGORIA INTERIOR

Vencedor: Kaleidoscope
Local: Tianshui, China
Responsável pelo projeto: Sako Architects
Processadora do vidro: Shanxi Jingfeng Glass

Interlayers de 10 cores diferentes transformam o prédio todo branco da escola de jardim de infância Kaleidoscope, localizada na cidade chinesa de Tianshui, em um arco-íris de luzes. O escritório japonês Sako Architects inspirou-se na estética alegre de brinquedos de criança para desenvolver o projeto. As aplicações dos laminados coloridos estão nas janelas, arcos acima das portas, corredores e corrimão de escadas. Graças à cobertura envidraçada no átrio central, luz natural entra no ambiente e atinge essas aplicações. O resultado são sombras coloridas em variadas formas espalhando-se pelo chão e paredes e deixando o espaço ainda mais vivo – e com a movimentação do Sol ao longo do dia, as sombras parecem “dançar” pela escola.

Menções honrosas da premiação
Já que apenas duas obras saem vencedoras do Vanceva World of Color Awards, o júri também indica alguns projetos como menções honrosas.

 

arquitetura5Eada Business School
A renovação de um prédio em Barcelona, Espanha, feita pelo CDB Arquitectura, transformou a cara da escola de negócios ali localizada: ao invés da antiga fachada neutra, painéis verticais de laminados em duas cores (um tom de bege e outro de azul) dão vida ao espaço.

 

 

arquitetura6Taipei Performing Arts Centre
Em Taiwan, esse centro de espetáculos consiste em três teatros ligados a um cubo central. Criada pelo escritório OMA, a obra faz referência a uma imaginária estação para naves espaciais em um planeta distante. Os vidros curvos aplicados externamente, fabricados pela espanhola Cricursa, têm o formato da letra “S” e contam com interlayers cinzas.

 

arquitetura7

 

Oszo 44
Simples, mas eficiente: em Küsnacht, Suíça, um telhado colorido encantou os jurados do prêmio. Instalada na entrada de uma estação de energia local, e desenvolvida pelo artista Ritchie Riediger, a estrutura ganhou 100 m² de vidros em diferentes tons. A beleza vem do jogo de cores e sombras refletidas nas paredes do prédio.

 

arquitetura8Galerie Artem
A topografia de montanhas foi a inspiração para os arquitetos do Nicolas Michelin & Associates criarem um boulevard de 300 m de extensão, na cidade de Nancy, França. Ligando três universidades da cidade, a obra recebeu interlayers de cinco cores diferentes.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 576 (dezembro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters