Vidroplano
Vidroplano


Quais vidros usar em guarda-corpos? A norma mostra!

29/03/2017 - 14h06

Neste novo texto da série “O que a norma diz?”, vamos mostrar quais vidros usar nos guarda-corpos — demos dicas para a instalação deles em uma outra matéria, já conferiu?. A principal função do guarda-corpo você sabe, mas vamos reforçar: oferecer segurança, tanto das pessoas ao seu redor (contra o risco de queda acidental), quanto de quem está no patamar abaixo de onde ele está instalado.

Por conta disso, fica claro que eles devem ser compostos por vidros de segurança. Mas, atenção: a NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações define que não é qualquer vidro de segurança que pode ser usado. Para guarda-corpos, use apenas uma das opções abaixo:

- Laminado (também pode ser temperado laminado)

É formado por duas ou mais lâminas de vidro, fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias. Em caso de quebra, os cacos permanecem presos a essa camada, impedindo a abertura do vão, reduzindo o risco de acidentes e ferimentos e mantendo a área fechada e segura até que a substituição do vidro seja realizada.

 

- AramadoBackground of wired window glass

Vidro impresso translúcido que tem uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Essa rede segura os estilhaços de vidro caso ele se quebre, reduzindo os riscos de ferimentos no momento da quebra até sua substituição.

aberturaA norma também permite a aplicação do vidro insulado (duplo) em guarda-corpos. Ele é composto por duas ou mais peças de vidro, intercaladas por uma câmara cheia de ar ou gás desidratado.

Atenção: o sistema de envidraçamento insulado em guarda-corpos só pode ser composto pelos vidros laminado e aramado, citados acima.

Atenção! Embora seja até cinco vezes mais resistente que vidros comuns, o temperado não pode ser usado sozinho nesse tipo de instalação — somente se for laminado.

Veja também outras reportagens da série “O que a norma diz?”:

Qual vidro usar em portas, vitrinas e divisórias?

Vai instalar vidro em fachadas? Veja o que diz a norma!

Que vidros devem ser usados em coberturas e fachadas inclinadas?



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters