Vidroplano
Vidroplano


Proteção em foco: quais vidros usar para retardar ações de arrombamento?

10/05/2017 - 20h05

Que o vidro é um material com grande resistência, todos os profissionais do nosso setor sabem. Mas mesmo ele pode quebrar se sofrer impactos repetidamente, o que pode ser causado por um animal enfurecido ou por uma tentativa de assalto, entre outros casos.

Em aplicações onde esse risco está presente, nosso material pode ser usado? A NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações responde: pode, sim! Porém, neste texto da série ““O que a norma diz?” vamos explicar que a norma determina que não é qualquer tipo de vidro que pode ser instalado.

Por isso,  para a aplicação de vidros para isolamento de jaulas em zoológicos, barreiras de separação em estádios esportivos, vitrinas e fechamentos em geral que precisam de vidros para retardar ações de arrombamento, só podem ser usados os tipos abaixo:

- Laminado: é formado por duas ou mais lâminas de vidro, fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias. Em caso de quebra, os cacos permanecem presos a essa camada, impedindo a abertura do vão, reduzindo o risco de acidentes e ferimentos e mantendo a área fechada e segura até que a substituição do vidro seja realizada;
vidro_laminado


– Insulado:
sistema composto por duas ou mais peças de vidro, intercaladas por uma câmara cheia de ar ou gás desidratado — mas atenção: para esse tipo de instalação, o sistema só pode ser composto por vidros laminados.
making double-layer glass windows

 

Anotou as informações? Então, não deixe de relembrar também outros tipos de envidraçamento nas reportagens da série “O que a norma diz?”:

Que tipo de vidro deve ser usado nos boxes de banheiro?

Envidraçamentos projetantes móveis: o que são e quais vidros usar?

Quais vidros usar em guarda-corpos? A norma mostra!

Qual vidro usar em portas, vitrinas e divisórias?

Vai instalar vidro em fachadas? Veja o que diz a norma!

Que vidros devem ser usados em coberturas e fachadas inclinadas?

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters