Vidroplano
Vidroplano


Glasstec: a busca por inovações continua

23/10/2008 - 00h00

Em seu segundo dia na maior feira mundial do vidro, a editora de O Vidroplano, Celina Araújo, continuou sua jornada à procura dos lançamentos e destaques da mostra. Ontem, dia 22, a jornalista concentrou todas as suas energias no Pavilhão 16.


Antes disso, nossa correspondente marcou presença nas coletivas de imprensa do Grupo Glaston e do Glass Performance Days (GPD) – maior conferência da indústria vidreira.


Energia solar



 


 


 


 


 


 


 


O enfoque da coletiva de imprensa do Grupo Glaston seguiu uma tendência que pode ser observada em toda a Glasstec: energia solar. Durante o encontro, a companhia anunciou que está desenvolvendo equipamentos para energia solar e que, segundo sua visão de mercado, esse é um setor com potencial e que deve entrar em ascensão.


Outra tendência apresentada na coletiva foi a integração dos processos dentro do esquema de produção do vidro. O objetivo, de acordo com o grupo, é aumentar a capacidade da produção e a qualidade do produto final, além de, como conseqüência, obter maior lucratividade.


Na coletiva do GPD, evento que acontecerá em 2009 e terá como tema principal a energia solar, a Scheuten, fabricante de painéis fotovoltaicos, anunciou a parceria com a empresa Interpane. As duas empresas, patrocinadoras do GPD, se uniram para a abertura de uma fábrica de vidro float voltada exclusivamente à produção de painéis solares – todos os vidros produzidos serão destinados a esse tipo de peça. As companhias justificaram o empreendimento por acreditarem que o vidro acumulará entre suas funções principais, num futuro próximo, a captação de energia solar. A fábrica deve ser inaugurada em 2009.


Foram ainda apontados como tendências os coatings (coberturas) especiais para vidro triplo insulado e os coatings especiais voltados para green buildings (edifícios verdes), ou seja, construções ecologicamente corretas. Além do direcionamento natural das empresas a uma automação cada vez maior.


Nos corredores
A editora de O Vidroplano notou uma circulação menor de brasileiros na feira no dia 22. Mas, a ausência tem uma justificativa: dezenas deles foram visitar Amsterdã. De trem, a cidade fica a poucas horas de Düsseldorf.


Enquanto isso, na Glasstec, a italiana Schiatti Angelo lança duas novas máquinas. A primeira é uma lapidadora bilateral copo com dez rebolos, que já é uma marca registrada em solo brasileiro. A segunda é a furadeira XYZ com controle gráfico CNC, apresentada ao mercado pela primeira vez durante a feira.


A editora de O Vidroplano foi conferir de pertinho os lançamentos da italiana Forel. Loris Cavasin, gerente-comercial da empresa, destacou diversos produtos como a mesa de corte vertical para vidro laminado, que funciona apenas com um operador. Outra novidade é a linha de laminação para vidros especiais, uma máquina para fabricação de vidro duplo estrutural e um escâner para o controle de qualidade do vidro.


Fique atento ao Portal Abravidro para acompanhar as próximas notícias. Até amanhã!


Quarto dia de Glasstec: mais um dia respirando vidro



Terceiro dia de Glasstec: uma surpresa a cada pavilhão


Direto da Glasstec, as primeiras notícias


Brasileiros na Glasstec


Cebrace anuncia construção do 5o forno em Jacareí, São Paulo



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters