Vidroplano
Vidroplano

Sem contraindicação

01/10/2015 - 18h09

Vidro antibacteriano chega ao Brasil como nova solução para arquitetura hospitalar

Os atributos do vidro enchem facilmente uma lista das grandes: oferece segurança em suas mais diferentes formas (temperado, laminado), pode ser transparente ou opaco, incolor ou colorido, reproduz os mais diversos tipos de imagens, atua como filtro de raios solares etc.

Agora, o material também tem função “medicinal”, por conta dos vidros antibacterianos fabricados pela AGC, produtos indicados para uso na arquitetura hospitalar. A reportagem de O Vidroplano conversou com representantes da empresa para entender as propriedades desse item que acaba de ser disponibilizado ao setor vidreiro nacional.

Fórmula mágica
Segundo a AGC, o produto, chamado simplesmente de Vidro Antibactéria, é capaz de eliminar 99,9% das bactérias, ao longo de 24 horas, e prevenir a proliferação de fungos. Isso se torna possível graças à técnica desenvolvida e patenteada pela própria empresa. Íons de prata são difundidos nas camadas superiores do vidro float. Quando as bactérias interagem com essas partículas, têm seu metabolismo desativado. Assim, sua divisão mecânica é interrompida, o que acaba por destruí-las.

O produto foi lançado na Europa em 2007, tendo passado por testes certificados pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, e University of Salford, na Grã-Bretanha. À época, ganhou o prêmio Batimat D’Or, concedido pela feira Batimat — organizada em Paris, França — a materiais inovadores voltados para a construção civil.

Em prol da saúde
O vidro da AGC pode ser encontrado em diversas cores e ainda sob a forma de espelho. “Isso os torna adaptáveis a uma infinidade de ambientes”, explica Kátia Sugimura, consultora externa da empresa. “O material serve para locais em que há necessidade de maior rigor de higiene”, completa.

Recomenda-se sua instalação em unidades de tratamento intensivo, de tratamento de câncer e salas de cirurgia e procedimentos. Espaços de grande circulação de pessoas, como recepções de hospitais e centros médicos e elevadores, também podem receber o produto.

Vale lembrar que o uso de vidros em ambientes hospitalares ajuda a humanizar o tratamento médico, já que permite a entrada de luz natural, oferecendo aos pacientes maior contato com o mundo exterior. “Nas salas de espera, locais cercados de tensão e expectativa”, explica Denis Ramboux, diretor de Vendas e Marketing da AGC Vidros do Brasil, “o
vidro pintado e o espelho como elementos decorativos contribuem na criação de espaços harmônicos e agradáveis”.

Atenção, vidraceiros!
O produto da AGC oferece novas possibilidades de aplicação do vidro a serem exploradas pelos vidraceiros.

Como fazer pedidos do Vidro Antibactéria?
Segundo a AGC, o site www.vidroantibacteria.com.br apresenta a relação de parceiros que processam e distribuem o produto — basta clicar na aba “Onde Encontrar”. Também é possível conseguir outras informações técnicas e comerciais em contato@vidroantibacteria.com.br.

Quais os processos de beneficiamento?
O vidro pode ser pintado e laminado. Porém, não deve ser temperado, pois perde a ação bactericida.

Onde instalar?
Como já citado, preferencialmente em locais destinados a atendimentos médicos, como hospitais. No entanto, também pode ser instalado em residências. Suas aplicações mais comuns são em portas, divisórias e janelas encaixilhadas ou com persianas internas. Também pode ser usado como revestimento de paredes e móveis, em espelhos de banheiros e elevadores e em boxes de banheiro.

Como instalar?
Da mesma forma que outros tipos de vidro, sempre seguindo as solicitações técnicas de acordo com a aplicação escolhida (revestimento, boxe, divisórias etc.).

Quanto custa?
A AGC informa que o preço pode variar de acordo com o processador, a região e o produto escolhido. Por isso, a melhor opção é solicitar orçamento à fabricante e seus parceiros.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters