Vidroplano
Vidroplano

Barreira transparente

18/08/2017 - 20h31

De acordo com a Prefeitura paulistana, todos os dias, cerca de 3 milhões de pessoas passam ao lado da Cidade Universitária da Universidade de São Paulo (USP), na Marginal do Pinheiros, mas boa parte delas nunca viu a instituição por dentro. Afinal, o grande muro de concreto que cerca a Raia Olímpica da USP isola o campus dos seus arredores. Porém, essa barreira está prestes a ser derrubada: o prefeito da cidade, João Doria, anunciou a substituição da atual estrutura por um muro de painéis de vidro.

Participação do setor vidreiro
vp_vidroemobra2 cópiaPara essa obra, a Guardian doará cerca de 15 mil m² de vidros float (10 mm), nas cores incolor e verde, com índice de reflexão de apenas 8%, e a Tempermax irá temperar o material gratuitamente. O projeto e laudo dos painéis têm a assinatura da Ci&Lab, consultoria em vidros. Todos os custos serão bancados pelas empresas participantes do projeto.

“É uma honra para a Guardian participar dessa iniciativa que presenteia a cidade de São Paulo com uma obra que será a vitrine da USP”, afirma Renato Sivieri, diretor de Marketing da empresa. O uso do vidro em um projeto tão grande (2,2 km de extensão) reforça a sua posição como um dos materiais que melhor representam a modernidade da construção civil.

Dos estudos à inauguração
Uma das preocupações do projeto, assinado pela designer de interiores Jóia Bergamo, foi garantir que o vidro proporcionasse o mesmo desempenho que o concreto para barrar a poluição sonora — algo que foi comprovado após estudos realizados pela universidade.

A previsão é que a obra tenha início em setembro e seja inaugurada no ano que vem, dia 25 de janeiro, aniversário da cidade.

Fale com eles!
Ci&Lab — www.cielab.com.br
Guardian — www.guardianbrasil.com.br
Jóia Bergamo — joiabergamo.com.br
Tempermax — tempermax.com.br
USP — www.usp.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 536 (agosto de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters