Vidroplano
Vidroplano

Um jovem clássico holandês

21/03/2018 - 16h15

Há alguns anos, Roterdã, uma das principais cidades holandesas, ganhou um novo cartão-postal: o Markthal, mercado municipal que reúne espaços para os moradores locais e turistas comerem bem e se divertirem. Boa parte da magia da obra vem do vidro: as fachadas de laminados de controle solar permitem a entrada abundante de luz natural. O projeto recebeu, no ano passado, o prêmio internacional Viva Best of the Best, oferecido pelo Conselho Internacional de Shopping Centers (ICSC) a empreendimentos comerciais, na categoria Design e Desenvolvimento.

Espaço multiuso
apartamentos2O Markthal não se limita a ser um simples mercado. Assim como outros empreendimentos do tipo ao redor do mundo, é formado por estandes em que se comercializam iguarias culinárias diversas — dos clássicos da cozinha holandesa (como o arenque cru, o biscoito stroopwafel e diferentes tipos de queijo) até comidas das mais variadas partes do planeta (Sudeste da Ásia, Oriente Médio e América do Sul, por exemplo).

Porém, outras instalações podem ser conferidas pelo visitante, incluindo um supermercado e restaurantes — como o Jamie’s Italian, do renomado chef inglês Jamie Oliver. Há até mesmo apartamentos residenciais e comerciais no complexo. As laterais do edifício revelam as sacadas dos 228 apartamentos, fechadas com insulados de ExtraClear da Guardian, processados pela empresa alemã Hero-Glas Veredelungs.

apartamentos1Como se não bastasse, ainda há espaço para uma obra de arte, pintada na parte interna do teto do Markthal. Criado pelos artistas plásticos Arno Coenen e Iris Roskam, o mural, chamado Horn of plenty, possui mais de 3 mil m². Seu nome faz referência ao termo cornucópia, o símbolo da mitologia grega formado por peixes, frutas e vegetais, que representa fertilidade, riqueza e abundância.

Raquete de tênis
Markthal Rotterdam, MVRDV architectenA estrutura das fachadas que sustenta os vidros de controle solar é composta por cabos de aço galvanizado, de 31,3 mm de espessura cada. Ao todo, são 26 cabos na vertical e 22 na horizontal. Juntos, assemelham-se a uma rede suspensa — semelhante ao encordoamento de uma raquete de tênis. As placas de vidro, que possuem 1,48 x 1,48 m, são ligadas a essa estrutura por meio de presilhas. Esse sistema garante menos tensão nas chapas, além de permitir a deflexão (movimentação) do vidro, que acontece pela força do vento, por exemplo.

No total, foram instalados 1.258 m² do nosso material nas fachadas.

Ficha técnica
mural
Autor do projeto: escritório MVRDV
Local: bairro de Laurens Quarter, Roterdã
Área: 100 mil m²
Conclusão: 2014

 

Especificação técnica da fachada
Markthal Rotterdam, MVRDV architecten

Vidros usados: laminados de SunGuard SuperNeutral 70/41 (6+6 mm)
Fornecedor da matéria-prima: Guardian
Processador: AKS Bouw BV
Total de vidro usado: 1.258 m²

 

 

 

 

 

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 543 (março de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters