Vidroplano
Vidroplano

Proteção dos céus

22/10/2018 - 09h00

Localizado no coração da Cidade do México, o Manacar Mall faz parte de um belo empreendimento comercial. Suas fachadas, guarda-corpos e outras estruturas com vidro chamam a atenção de quem passeia ali dentro. Mas é a cobertura envidraçada o maior trunfo arquitetônico: de insulados com películas estruturais, ela permite a entrada de luz solar em todos os andares do edifício, além de garantir resistência até mesmo contra terremotos.

Objetivo: transparência total
complexoEsse projeto faz parte da Torre Manacar (foto ao lado), um complexo de 180 mil m² que conquistou o prêmio Projeto do Ano, entregue pela Obras, revista mexicana do setor de construção civil, graças à sua grandiosidade. Reúne escritórios, lojas, restaurantes e cinema, incluindo ainda estacionamento para 2.700 veículos.

As formas do shopping foram desenhadas pelo já falecido arquiteto Teodoro González de León, um grande apreciador de nosso material. “Ele priorizava o uso de vidro, com o objetivo de fundir a obra ao ambiente ao redor, deixando o máximo possível de iluminação no espaço interno”, comenta Hatumi Hirano Beltran, arquiteto e gerente de Projetos da TGL Arquitectos. A fachada tem duas funções: garantir transparência e, ao mesmo tempo, privacidade, já que as placas instaladas possuem um pequeno grau de reflexão. Para maximizar essas características, foram usados painéis de grandes dimensões.

Domo de vidro nas alturas
DSC_3088O incrível teto da obra possui curvatura, lembrando uma cúpula da arquitetura clássica. Mas se as formas remetem a um estilo mais tradicional, os vidros usados são exemplo da modernidade vidreira. São 644 peças triangulares e retangulares de insulados de temperados laminados com mais de 36 mm de espessura.

Os guarda-corpos, usados em todos os andares, também são envidraçados e ganharam laminados de temperados 20 mm, com interlayer estrutural SentryGlas, da marca Trosifol, da Kuraray.

Segurança máxima
DSC_3097Andres Lelo de Larrea, consultor da HEG, empresa responsável por instalar nosso material, explica a escolha de interlayers estruturais: “O foco era desenvolver soluções confiáveis que garantissem a segurança dos visitantes em eventuais impactos nos guarda-corpos ou em relação a terremotos, no caso dos painéis suspensos no telhado”.A proteção contra desastres naturais é relevante numa obra desse porte, já que a capital mexicana está sujeita a terremotos — o país é um dos que mais possuem atividades sísmicas no mundo. Graças ao vidro, os clientes do Manacar Mall podem ficar tranquilos.

Ficha técnica
Autor do projeto: Teodoro González de León (do escritório TGL Arquitectos)
Local: Cidade do México, México
Conclusão: julho de 2017

DSC_3134Especificação técnica
Vidros usados na cobertura: insulados de temperados laminados (câmara de ar 12 mm entre duas lâminas formadas por chapa de 6 mm + interlayer Trosifol Clear PVB 1,14 mm + chapa de 6 mm)
Fornecedora: Vitro Architectural Glass
Processadora: Cristacurva
Instaladora: HEG
Total de vidro usado: 2.600 m²

Este texto foi originalmente publicado na edição 550 (outubro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters