Vidroplano
Vidroplano

Agitado além da conta

18/12/2018 - 10h00

No fim de 2017, poucos poderiam imaginar o quão movimentado seria 2018 para o vidro. Da expectativa para o reaquecimento do mercado, graças à esperança de finalmente a economia nacional sair da crise que já durava anos, logo passamos para o espanto: a União Brasileira de Vidros (UBV) anunciou o encerramento de suas atividades. Outro problema era a falta de abastecimento de vidro float do mercado doméstico.

Quando os volumes de negócios começavam a aumentar, muito pelo otimismo proporcionado pela feira Glass South America, a greve dos caminhoneiros em todo o Brasil, no fim de maio, afetou diretamente nossa cadeia produtiva, que — como outras indústrias — levou algum tempo para retomar a atividade.

Teve tempo ainda para as eleições, aumento da expectativa de crescimento para 2019, lançamentos de produtos, eventos vidreiros pelo mundo, criação e revisão de normas técnicas e falecimento de pessoas queridas. A seguir, confira a retrospectiva com os acontecimentos vidreiros mais marcantes de 2018.

 

Janeiro: mês das normas

modern business buildingNova era para os vidros de controle solar
A ABNT publicou a NBR 16673 — Vidros revestidos para controle solar – Requisitos de processamento e manuseio, trazendo os critérios de qualidade para as empresas que trabalham com o produto. O texto ajudou a padronizar a produção e melhorar a capacitação da mão de obra, incluindo informações sobre estocagem, manuseio, corte, lapidação, lavagem e têmpera (os fornos, por exemplo, devem ser adequados a cada tipo de vidro).

cintaAmarração: mudanças nas regras
A Resolução Nº 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor logo no 1º dia do ano para mudar as regras do transporte em veículos rodoviários de carga, como caminhões, caminhonetes e picapes. Uma das mudanças foi a proibição do uso de cordas para amarrar cargas à carroceria do veículo. Agora, são permitidas somente cintas têxteis, correntes ou cabos de aço. Porém, no caso do vidro, apenas as cintas podem ser utilizadas, já que ele não pode ser colocado em contato direto com materiais metálicos. É permitido o uso de cordas para amarrar os vidros ao cavalete, desde que esteja fixado corretamente à carroceria, e também para prender lonas de proteção sobre a carga. Outras determinações:
– As cintas e os cavaletes com vidro devem ser fixados na parte metálica da carroceria ou no próprio chassi, não mais na parte de madeira;
– A amarração pelo lado externo da carroceria só pode ser feita quando a carga ocupar totalmente o espaço interno entre suas laterais;

Depositphotos_151712824_xl-2015Novidades nos vidros automotivos
A certificação compulsória para automotivos sofreu alterações com a Portaria nº 41 do Inmetro. O documento revogou as portarias anteriores sobre o assunto e foi baseado na revisão das normas do produto realizada em 2015. Principal novidade: a obrigatoriedade de marcar nas peças o número do certificado emitido pelo instituto. A Abravidro trabalhou junto à entidade para conseguir prazos e condições para as empresas vidreiras se adequarem. O que ficou decidido:
– As fabricantes terão até 25 de janeiro de 2023 para se adaptar;
– Após esse período, terão até 25 de janeiro de 2025 para o escoamento da produção com a marcação antiga;
– Ao mesmo tempo, o mercado terá até 25 de janeiro de 2033 (180 meses a partir da publicação) para comercializar esses vidros.

 

Fevereiro: fotovoltaico em destaque

vp_fotovoltaicoPrimeiro gigawatt verde e amarelo
O Brasil ultrapassou a marca histórica de 1 GW em projetos operacionais de energia solar fotovoltaica, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Essa potência é suficiente para abastecer 500 mil residências no País.

vp_cebraceEspecífico para o Brasil
Quem também apostou no Sol foi a Cebrace, que lançou a nova linha BR de vidros de controle solar, integrante da família Cool Lite, composta por vidros desenvolvidos para as características e necessidades do mercado brasileiro. O produto é fornecido já laminado, nas espessuras 4+4 mm e 4+6 mm, e impede em até 99% a passagem de raios ultravioleta.

ganaEnquanto isso…
…nos Estados Unidos, as duas maiores entidades vidreiras do país concluíam seu processo de fusão. A National Glass Association (NGA) e Glass Association of North America (Gana) seguirão atendendo por NGA, mas uma mudança de nome será considerada dentro dos próximos dois anos.

 

Março: de mãos dadas com os vidraceiros

#TamoJuntoVidraceiro!
A Abravidro lançou nesse mês a campanha #TamoJuntoVidraceiro, desenvolvida para conscientizar os processadores sobre as boas práticas que devem ter com os vidraceiros quanto ao cumprimento de normas técnicas, atendimento, política comercial e orientações técnicas. Para isso, foram produzidos materiais de apoio que podem ser baixados gratuitamente no site da entidade:

tamojunto (2)- Cartilha Aplicação do vidro na construção civil
Apresenta dados sobre os principais tipos de vidro e aplicações, conforme a NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações;

 

tamojunto- Boas práticas para processadores de vidros
Contém as boas práticas a serem mantidas no relacionamento com os vidraceiros;

 

 

tamojunto (3)- Tabela Que vidro usar?
Ideal para consultas rápidas sobre quais vidros são permitidos em diferentes aplicações.

 

Começo de ano com qualificação
ppcpeA primeira turma de 2018 do módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE), um dos treinamentos da Especialização Técnica Abravidro, foi formada nesse mês. Alunos do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo acompanharam as aulas do único curso de PCP focado especificamente nas necessidades dos beneficiadores do vidro, ministradas por Cláudio Lúcio da Silva, instrutor técnico da Abravidro.

abavidronarecordBoxes em rede nacional
A Abravidro participou de reportagem do programa Fala Brasil, da Record TV, sobre boxes de vidro. A coordenadora técnica Vera Andrade explicou os cuidados que o consumidor deve ter ao comprar o produto, citando a importância de o instalador entregar para o cliente o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro, parte do programa De Olho no Boxe lançado pela associação em 2015.

exporevestirExpo Revestir: beleza e benefícios para o cliente
A feira, voltada para a área de revestimentos e arquitetura, mostrou soluções variadas com nosso material, oferecendo benefícios como privacidade e sustentabilidade. Quem visitou o Transamerica Expo Center, em São Paulo, pôde conferir janelas acústicas com persiana, vidros de controle solar e decorativos, cooktops, vidros inteligentes (que mudam de transparente para translúcido), perfis para grandes vãos e vários modelos de pastilhas envidraçadas.

 

Abril: fim de uma era

UBV2A última impressão da UBV
No dia 3 de abril, a UBV informou ao mercado o encerramento de suas atividades, após sessenta anos de história. O anúncio foi feito por meio de carta enviada a clientes e parceiros, assinada pelo presidente da empresa, Sérgio Minerbo. No mesmo mês, O Vidroplano publicou entrevista exclusiva com o executivo. Os motivos para a decisão: “Nós iniciamos a campanha desse forno em 2008, com projeto de vida útil de dez anos. Inicialmente, existia a expectativa de se fazer campanhas adicionais. A partir de 2015, quando a crise da construção civil começou a se aprofundar, percebemos que o vidro impresso estava sendo substituído por outros produtos em uma velocidade muito rápida. Então, o fim da vida útil do forno coincidiu com o mercado em crise. Se isso acontecesse em momentos diferentes, talvez a decisão tivesse sido outra. Do ponto de vista do negócio, era o que tinha de ser feito”.

Reg. 091-19 Construção do Novo Muro da Raia Olímpica da USP.São Paulo mais transparente
O muro de vidro na Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP) foi parcialmente inaugurado no fim desse mês. A obra, projetada pelo escritório da arquiteta Joia Bergamo, substituiu uma estrutura antiga de concreto que separava o espaço da Marginal do Pinheiros, uma das principais vias da cidade. A construção, de 2,2 km de extensão, teve participação de diversas empresas vidreiras ou relacionadas ao nosso setor. Ao todo, quando finalizada, terá cerca de 15 mil m² de vidros temperados de 12 mm de espessura.

FEICON BATIMAT 2018Feicon: conforto e geração de energia
A 24ª edição da Feicon Batimat — Salão Internacional da Construção e Arquitetura contou com novos produtos com vidro ou voltados para profissionais de nosso setor. Alguns dos destaques: persianas para insulados, esquadrias de alumínio e PVC, acessórios para vidraceiros (como parafusadeira e nível a laser), gabinetes envidraçados para banheiro, fita dupla face para fixação e selantes.

 

Maio: da esperança para o inesperado

Otimismo em forma de feira
glassA Glass South America, maior feira do setor na América Latina, organizada pela NürnbergMesse Brasil em parceria exclusiva com a Abravidro, revelou como o setor vivia um período de investimentos e expectativa de crescimento: teve aumento de 10% no número de visitantes (mais de 14 mil), contando com 215 marcas expositoras nacionais e estrangeiras. Em casa nova (o São Paulo Expo, na capital paulista), o evento teve estandes cheios de interessados em fechar negócios — a cena mais comum dos quatro dias era ver executivos das empresas em reuniões com clientes. Para incentivar o uso correto do vidro também nos estandes, a organização fiscalizou a aplicação do material nos espaços.

glass2O estande da Abravidro, como já é tradição, tornou-se o ponto de encontro do setor. Ali, eram divulgadas iniciativas da entidade, como a campanha #TamoJuntoVidraceiro e o De Olho no Boxe. Já o espaço Vidro em Ação, com 300 m² de área, mostrou ao vivo a reprodução de ensaios dos vidros de segurança (temperado e laminado) e de guarda-corpos, reunindo mais de 2.500 pessoas, incluindo vidraceiros e outros profissionais.

casacor2O retorno dos grandes painéis
As últimas edições da Casa Cor São Paulo tiveram uso tímido de vidros e espelhos. Este ano, foi o contrário: eles foram protagonistas da mostra de arquitetura e decoração. Vários ambientes contaram com painéis gigantes, instalados em portas pivotantes ou deslizantes (que muitas vezes tinham função de dividir e integrar ambientes), revestimentos de paredes e aplicações estruturais.

20180502_Abravidro_Panorama_2018_versao_web-1Os números do setor
Lançado durante a Glass, o Panorama Abravidro 2018, único estudo sobre desempenho econômico e produtivo do setor de vidros planos no Brasil, trouxe duas novidades nessa edição. Uma delas foi a publicação dos dados de produtividade do mercado, o que permite avaliar a eficiência de nossas empresas e identificar oportunidades de melhoria de resultados. A outra foi a inclusão do preço médio dos diferentes vidros processados.

vivixNOVONova linha de controle solar da Vivix
A Vivix Performa reúne vidros adequados para as características climáticas brasileiras — minimizam a passagem de calor, mantendo a transmissão de luz. De acordo com a usina, os produtos apresentam revestimentos com alta resistência mecânica e química.

A dozen or so trucks parked at the place of restO balde de água fria na indústria nacional
No fim de maio, a greve dos caminhoneiros travou o Brasil — e também empresas de vários setores, incluindo o nosso. A paralisação do transporte rodoviário diminuiu fortemente a atividade industrial e a confiança dos empresários, gerando corrida por estoques por parte das processadoras. Em análise após esse período, a Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que a falta ou alto custo da matéria-prima eram na época um dos três principais problemas enfrentados pelas empresas. As usinas foram afetadas na produção e logística por falta de matéria-prima e insumos — tiveram de aplicar planos de contingência para operar normalmente.

 

Junho: encontro de entidades

convenção_venezaIniciativa global
No começo do mês, a superintendente da Abravidro, Iara Bentes, representou a entidade durante a 2ª Convenção de Associações Vidreiras Internacionais, realizado em Murano, na cidade de Veneza, Itália. O encontro foi organizado pela Community of Glass Associations — CGA (Comunidade de Associações Vidreiras), uma iniciativa da Gimav (Associação Italiana dos Fornecedores de Máquinas e Equipamentos para a Indústria do Vidro) para reunir entidades vidreiras de todo mundo com o intuito de debater soluções para o crescimento do setor — o Brasil é representado pela Abravidro e Abividro.

 

Julho: ciclos terminados

lutoLuto
Duas figuras queridas do setor faleceram nesse mês: Roberto Comelli (foto à direita), auditor do Falcão Bauer e consultor independente, participante do desenvolvimento de normas técnicas junto ao Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), e Elton Thomas (foto à esquerda), proprietário da têmpera Curvo Glass (Grupo Unividros), de Passo Fundo (RS), e membro da diretoria do Sindividros-RS.

_MG_8034Estoque zerado
Todo o estoque de vidros impressos da UBV esgotou-se em julho, segundo informação de Sérgio Minerbo, presidente da usina. Apenas a área administrativa permanecia em funcionamento naquele momento.

 

Agosto: análise aprofundada e despedida

mercadoComo anda o setor vidreiro nacional?
Uma soma de situações extraordinárias (crise econômica, encolhimento da construção civil e fatores internos do mercado de vidro) fez o setor sofrer ao longo dos últimos anos. Para entender esse cenário, O Vidroplano fez um balanço dos indicadores econômicos da indústria nacional, analisando temas relevantes discutidos nas ruas e em conversas do WhatsApp, como a falta de vidro, as perspectivas para o segundo semestre e os possíveis investimentos futuros.

memóriaAdeus a um entusiasta do associativismo
De família vidreira pioneira, Aldo Machado Simões faleceu no fim do mês, deixando grande legado para os profissionais de nosso setor. Dono de personalidade autêntica, além de ser muito querido entre seus pares, ocupou cargos na diretoria da Abravidro a partir de 1999, na gestão do então presidente Gilberto Ribeiro.

 

Setembro: investimentos vêm aí

mercado2Projetos da Cebrace para o futuro
Em entrevista exclusiva para O Vidroplano, os diretores-executivos da Cebrace, Leopoldo Castiella e Reinaldo Valu, revelaram os próximos planos da usina, uma joint-venture entre Saint-Gobain e NSG/Pilkington: a companhia pretende finalizar o projeto de engenharia de seu 6º forno brasileiro de float, o C6, em Caçapava, interior de São Paulo, e conseguir as licenças ambientais para, assim que o mercado se estabilizar, iniciar a obra. Além disso, foi prometido um reparo no C2, localizado na mesma cidade, a ser realizado no começo de 2020. Divulgou-se também a construção do novo forno da Vidriería Argentina S. A. (Vasa), subsidiária da NSG/Pilkington, no município de Exaltación de La Cruz, Província de Buenos Aires. A obra deverá custar cerca de US$ 200 milhões. “Nós temos um olhar regional, não apenas para a Cebrace. Procuramos entender um pouco como vai ser o movimento de capacidade, de demanda, para os próximos dez ou quinze anos”, explicou Castiella.

normaConsulta nacional sobre guarda-corpos
A revisão da NBR 14718 — Guarda-corpos para edificação – Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio entrou em consulta nacional nesse mês. O documento ganhou mais abrangência, passando a incluir a avaliação de estruturas instaladas em aeroportos, estádios e shopping-centers, inclusive as com diferentes cargas aplicadas.

premiomarcabrasilSetor premiado!
O 19º Prêmio Marca Brasil, idealizado para destacar as marcas de empresas e entidades mais bem-avaliadas em suas áreas de atuação, foi entregue a dezenove empresas vidreiras, incluindo a Abravidro. Pelo 7º ano consecutivo, a associação foi eleita a Melhor Marca de Entidade do Setor de Vidros.

glassbuildFeiras aqui e lá fora
Duas mostras do mercado foram realizadas simultaneamente. Nos Estados Unidos, a GlassBuild America reuniu empresas de várias regiões do mundo no principal evento do tipo na América do Norte — companhias com atuação no Brasil também marcaram presença.

Em São Paulo, era realizada a Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (Fesqua), apresentando grande variedade de produtos para vidros e esquadrias. Nosso material também foi assunto nas atividades paralelas, como o 11º VidroSom — Seminário Soluções Acústicas em Vidro.

 

Outubro: o futuro é de tecnologia

glasstecA maior Glasstec de todos os tempos
A mais importante feira vidreira do mundo, a Glasstec, realizada na cidade alemã de Düsseldorf, registrou uma edição grandiosa este ano: teve o maior número de empresas expositoras de sua história (1.280 marcas, de 50 países diferentes), uma quantidade de visitantes expressiva (mais de 42 mil pessoas, sendo mais de 70% de fora da Alemanha) e contou ainda com 233 brasileiros, crescimento de quase 50% em relação a 2016.

glasstec2Um dos espaços mais importantes da feira, a mostra Glass Technology Live apresentou produtos, protótipos e estudos que podem se tornar o padrão da indústria vidreira em futuro breve. A tecnologia vidreira é impressionante: tinha multilaminados, peças gigantes e ultrafinas, vidros privativos e soluções estruturais que mais pareciam saídas de um filme de ficção científica.

 

Novembro: networking com análise do setor

encontro sul NOVOEncontro reúne profissionais do Sul
O Summer Glass — 9º Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros foi realizado no resort Águas de Palmas, no município de Governador Celso Ramos (SC). Organizado pela Ascevi e Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vidro, Espelhos e Cristais do Estado de Santa Catarina (Sindicavidros), em parceria com a Adivipar-PR e o Sindividros-RS, o evento contemplou a troca de conhecimentos e oportunidades de networking e lazer, incluindo palestras que discutiram a situação do setor (veja detalhes do encontro na reportagem clicando aqui).

 

Dezembro: à espera de um ano novo próspero
Finance concept
De olho em 2019
A confiança da indústria de transformação brasileira está em alta. No estudo Produtividade na Indústria, publicado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice registrou alta de 4,2% no terceiro trimestre de 2018 comparado com o trimestre anterior. O aumento compensa as perdas por conta da greve dos caminhoneiros e volta ao patamar do final do ano passado. Ao mesmo tempo, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) atingiu 63,2 pontos (com indicadores que variam de 0 a 100). É a primeira vez, desde 2011, que o índice atinge mais de 60 pontos. Segundo a CNI, quanto mais acima dos 50, maior é a confiança.

Isso mostra que este é o momento para projetar o novo ano. Afinal, todos aguardamos um período de desenvolvimento e crescimento de toda a cadeia. Que a retrospectiva de 2019 só nos traga boas notícias!

Este texto foi originalmente publicado na edição 552 (dezembro de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters