Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – março 2020

23/03/2020 - 11h23

DADOS & FATOS

Janeiro foi promissor
O setor industrial cresceu 0,9% no primeiro mês do ano, superando as expectativas. O faturamento apresentou elevação de 1,5%. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o resultado reverteu a queda acumulada no último bimestre de 2019. O número mais robusto foi no Nordeste: cresceu 3,2%. Bahia e Pernambuco foram os Estados que mais se destacaram.

 

Mas aí, o coronavírus…
Ainda não há como mensurar os impactos do novo coronavírus, agente causador da Covid-19, na economia mundial e na indústria, incluindo a brasileira. Mas as informações que vêm da China, local em que a pandemia surgiu, não são animadoras: a indústria local despencou 13,5% em janeiro e fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foi o resultado mais fraco desde janeiro de 1990.

 

…e suas consequências
A Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) diminuiu sua estimativa de crescimento para a economia mundial em 2020 para 2,4%: antes, apostava-se em 2,9%. No caso do Brasil, a OCDE manteve a projeção de 1,7% em 2020, enquanto o prognóstico do semanal Boletim Focus, do Banco Central, vem despencando. Na semana em que fechávamos esta edição, a projeção era de 1,68% — contra 2,23% no mês passado.

 

Injeção de reformas
A CNI avalia que a crise mundial em função do novo coronavírus reforça ainda mais a necessidade de serem implementadas as reformas. Assim, acredita a entidade, o Brasil terá condições de voltar a crescer e retomar o caminho do desenvolvimento econômico e social. A reforma tributária, em especial, é bastante cobrada: a confederação reclama o fato de o setor industrial ser quem tem a maior carga, fator que interfere diretamente na competitividade do segmento.

 

FIQUE POR DENTRO

Vidro e saúde
O vidro float é considerado um material importante dentro de ambientes hospitalares. Confira:

 

Elimina as bactérias
Patenteado pela AGC, o vidro antibacteriano tem íons de prata em suas camadas superiores. Esses átomos interagem com as bactérias, desativando o metabolismo dos organismos e interrompendo sua divisão mecânica.

 

Barra a radiação
O vidro plumbífero é utilizado na proteção contra raios X e gama, presentes em salas de radiografia e mamografia ou de aplicações médicas, como a quimioterapia. Isso é possível graças à introdução de altos níveis de metais pesados durante a fabricação desse tipo de vidro.

caleidoscopio

 

Oferece conforto e privacidade
Muitos hospitais já contam em suas fachadas com vidros insulados ou laminados, os quais possuem maior capacidade de barrar o som e a temperatura externa. Além disso, os chamados vidros privativos oferecem integração e privacidade conforme o momento: eles podem ficar opacos ou translúcidos por meio de estímulos elétricos. Com isso, é possível (ou não) que se assista a partos, bebês sejam vistos nos berçários e até pacientes isolados possam interagir com seus
familiares e amigos.

 

RETROVISOR

Análise do mercado vidreiro e visita à nova fábrica
Em março de 1998, época em que ainda não existia o Panorama Abravidro, O Vidroplano trazia uma reportagem analisando o mercado brasileiro de vidros. Essa é uma lembrança bem-vinda, haja vista que o prazo

para responder à pesquisa do Panorama Abravidro 2020 se encerra no dia 31 de março. Participe!

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 567 (março de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters