Vidroplano
Vidroplano


Conheça o vidro insulado, ideal para o conforto da sua casa

11/06/2020 - 16h51

O inverno está chegando e, com ele, você pode perceber que o isolamento térmico da sua casa não é o ideal. Você sabia que as janelas exercem um papel importante nesse sentido? Os vidros insulados, também chamados de duplos, são os mais indicados para impedir a troca de temperatura entre o ambiente interno e externo. Mas os benefícios desse tipo de vidro vão além. Vamos conhecer um pouco mais?

 

Composição do vidro insulado
O insulado é composto por duas ou mais placas de vidro paralelas (dependendo do número de placas que se usa, pode ser chamado de duplo, triplo etc.). Essas placas são intercaladas por um espaçador, com as bordas hermeticamente seladas formando uma câmara interna preenchida com ar ou algum tipo de gás. Com isso, forma-se uma câmara estanque entre um vidro e outro.

 

Excelente, também, para os dias quentes
Essa câmara estanque ajuda os insulados a impedirem a troca de temperatura entre os ambientes — até por isso esse tipo de vidro é muito usado em portas de geladeiras. Um dos maiores mitos em torno do vidro insulado é o de que ele é ideal apenas para países com clima frio. É evidente que na Europa e na América do Norte, duas regiões com invernos rigorosos, o material é amplamente popular. Porém, em climas como o do Brasil, que tem a maioria dos dias quentes, o insulado proporciona conforto térmico sem exigir muito do aparelho de ar-condicionado, gerando economia de energia elétrica.

 

Conforto acústico e o papel das esquadrias
Somado ao conforto térmico, um dos maiores benefícios do insulado é o conforto acústico. Porém, para que o material tenha o desempenho esperado, é necessário prestar atenção em alguns elementos, como a esquadria e o selante utilizados no conjunto. O vidro não trabalha sozinho, mas em conjunto com os demais componentes.

 

Que vidro usar?
As opções de vidros para compor o insulado são muitas. Eles podem ser de qualquer tipo (temperado, laminado, colorido, incolor, revestido ou de baixa emissividade), desde que observadas as regras de aplicações das normas técnicas. Ou seja, é possível combinar vidros de propriedades diferentes, destacando as qualidades de cada um, para obter, além de segurança, confortos térmico e acústico. O insulado também pode conter uma persiana entre os vidros, agregando ainda mais vantagens ao produto, como o controle de luminosidade e de privacidade.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters