Vidroplano
Vidroplano


Último dia do Fachada Glazing discute integração entre janelas e a fachada

29/03/2021 - 14h26

Na sexta-feira, 26/3, o último dia do Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas, evento online realizado pelo Canal do Serralheiro com apoio da Abravidro, teve início com a palestra do engenheiro Hélio Donizeti, gerente técnico da Perfil Alumínio do Brasil. O foco da apresentação foi como ampliar a área social de uma edificação utilizando abertura de correr em fachadas contínuas de alumínio e vidro: após observar a evolução do aproveitamento de sacadas e varandas em edifícios como espaços de interação social e de contato com o ambiente externo – algo especialmente valioso nos tempos atuais de pandemia –, Donizeti conta que, hoje, uma solução bastante interessante em obras com peles de vidro é a integração das janelas de correr com os vidros colados na fachada. Dessa forma, a janela traz um visual mais limpo e discreto na fachada em relação às janelas maxim-ar normalmente usadas em fachadas glazing, dando mais evidência para o vidro e deixando o alumínio menos aparente do lado externo.

Outro destaque foi a palestra final, realizada por Yuri Alvim, diretor de Planejamento da QMD Consultoria, enfatizando a metodologia de ensaio de estanqueidade à água na obra para verificar o desempenho das fachadas envidraçadas no início da instalação. Alvim enfatizou que tanto o ensaio em laboratório como o feito na própria obra são essenciais para garantir a estanqueidade do sistema: enquanto o primeiro valida a solução escolhida, o segundo valida sua execução e permite antecipar problemas futuros antes da ocupação do edifício.

A cobertura completa do Fachada Glazing – Fórum de Tecnologias e Produção de Fachadas estará presente na edição de abril de O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters