Vidroplano
Vidroplano

Abravidro contribui para formação do setor

19/08/2019 - 12h34

Mais uma turma do módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoque (PPCPE), braço da Especialização Técnica Abravidro, foi formada nos dias 25 e 26 de julho. Profissionais de várias partes do Brasil foram à sede da associação, em São Paulo, para acompanhar as aulas ministradas pelo instrutor técnico Cláudio Lúcio da Silva, reconhecido nacionalmente como um dos maiores especialistas do País na área de transformação de vidros.

Engana-se quem pensa que não vale a pena participar do curso se algum representante da processadora já tiver feito parte de outra turma: “Faço questão de sempre trazer alguma novidade ou atualização ao conteúdo. Assim, mesmo que você assista a todos os treinamentos, sempre vai ter algum ponto diferente relacionado com o que ocorre no mercado vidreiro para auxiliar o pessoal”, explica Cláudio Lúcio.

Resultados a curto prazo
O conteúdo do PPCPE traz resultados já a curto prazo. “Se o conteúdo sobre plano de corte apresentado no curso for aplicado nas empresas dos participantes, por exemplo, eles devem conseguir uma redução de custo nessa atividade ainda nos primeiros dias”, afirma Cláudio Lúcio.

O instrutor técnico da Abravidro ressalta que o melhor momento para aprender esse conteúdo é exatamente agora, quando o mercado ainda se encontra retraído. “Isso permite que você prepare sua processadora e faça a revisão dos processos para estar pronto para atender as demandas quando o mercado estiver aquecido.”

Sobre o PPCPE
Lançado em 2016, o módulo de PPCPE é um treinamento da Especialização Técnica Abravidro — ela também oferece capacitações nas áreas de corte, lapidação, serigrafia e têmpera. Primeiro curso de planejamento e controle da produção (PCP) pensado especificamente para as necessidades das empresas vidreiras, ele possui metodologia exclusiva. Seu conteúdo inclui métodos, ferramentas e boas práticas para aumentar a eficiência na programação da produção, realização de pedidos e controle de estoques em curto espaço de tempo.

O treinamento já formou cerca de 250 participantes de 144 empresas de 19 Estados do Brasil e também da Bolívia e do Paraguai.

vp_ppcpe2

Por dentro das normas

A analista de Normalização da Abravidro, Clélia Bassetto, palestrou em 11 de julho para a nova turma do “Curso do Vidraceiro”, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP). A profissional apresentou informações sobre as normas técnicas do setor e a importância da aplicação correta de suas diretrizes no dia a dia de uma vidraçaria.

Nos dias 13 e 30 de julho, Clélia realizou apresentações para a turma do curso gratuito de “Técnicas para Instalação de Boxes de Vidros para Banheiros”, patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ela abordou os tipos de vidro permitidos, de acordo com a NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações e NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança.

Em ambas as ocasiões, também foram apresentados os programas De Olho no Boxe e #TamoJuntoVidraceiro, criados pela Abravidro.

vp_clelia

Levando o vidro aos futuros profissionais
De 19 a 23 de julho, alunos de graduação em especialidades como edificações, transporte e obras de terra, hidráulica e saneamento ambiental da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP) participaram da primeira edição do curso de extensão “Materiais e Produtos: Aplicação na Construção Civil e Meio Ambiente”. A primeira aula ficou por conta de Vera Andrade (foto). Coordenadora técnica da Abravidro, ela falou sobre a fabricação e diversos tipos de nosso material, bem como as regras de aplicação conforme as normas. Já nos dias 22 e 23, o treinamento foi ministrado por Danila Ferrari, consultora técnica da Cebrace, parceira da associação nessa iniciativa.

O curso de extensão universitária é uma parceria entre a Fatec-SP, Abravidro e mais quatro entidades: Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Associação Brasileira Construção Metálica (Abcem) e o Instituto Brasileiro do PVC (IPVC). O objetivo do treinamento é levar conhecimentos aprofundados aos futuros profissionais sobre os materiais representados pelas entidades e os benefícios que eles têm a oferecer.

vp_vera

Este texto foi originalmente publicado na edição 560 (agosto de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters