Vidroplano
Vidroplano

Abravidro forma nova turma de PPCPE

20/10/2021 - 13h43

A 3ª turma do módulo de Planejamento, Programação, Controle da Produção e Estoques (PPCPE) de 2021 foi formada nos dias 7 e 8 de outubro. O treinamento, braço da Especialização Técnica Abravidro, foi realizado em formato presencial em São Paulo.

A procura pelas aulas de outubro teve início ainda em agosto, quando a Abravidro identificou que havia demanda pelo curso após as vagas para o grupo daquele mês se esgotarem. Assim como nas demais edições do ano, todas as medidas de saúde exigidas pelas autoridades sanitárias no combate à pandemia da Covid-19 foram respeitadas.

De olho na retomada
Cláudio Lúcio da Silva, instrutor técnico da Abravidro, um dos maiores especialistas brasileiros no beneficiamento do vidro e responsável pelas aulas do PPCPE, reforça que o conteúdo do treinamento é constantemente atualizado com base na realidade vivida pelo mercado no momento. “Quem passou por esse módulo antes da pandemia e voltar agora, verá que há várias novidades, todas elas pensadas justamente para esse novo momento que estamos vivenciando, com a tendência de reaquecimento do mercado”, aponta.

Para os alunos de outubro buscou-se apresentar uma nova visão e paradigmas mais ajustados e assertivos sobre planos de contingências, de forma a identificar quais serão as restrições ou oportunidades a curto e médio prazos, dependendo do nível de preparação da empresa. O instrutor também enfatizou que as processadoras devem se preparar para o presente e o futuro, indicando como antecipar novas crises, restrições, movimentos dos mercados e problemas, incluindo possível escassez de insumos e matérias-primas. Com isso, as empresas estarão prontas para aproveitar a retomada da economia e do consumo prevista para este final de ano e para 2022.

Impressões dos alunos
“Esta é a segunda vez que participo do módulo de PPCPE. E já na primeira vez ele contribuiu bastante para melhorar os resultados na nossa empresa. Vimos a necessidade de voltar este ano porque a experiência que adquirimos antes nos permite agora absorver mais informações para desenvolver ainda mais a produtividade e sustentabilidade dos nossos processos.”
Alan Carvalho do Prado, Bonneville Vidros (SP)

“Eu fiz esse treinamento em 2017 e voltei agora. Pelo menos 50% do conteúdo que tivemos esta semana foi inédito. Então, para quem já passou por esse módulo antes, vale muito a pena participar de novo.”
Bruno Bazzoni, Tempermat (MT)

“O conteúdo das aulas é bastante intenso, extenso e didático. Sua parte prática nos ajuda a entender como aplicar esse conhecimento na empresa, com planilhas e um passo a passo bem explicativo. A interação dos participantes entre si e com o instrutor também é muito produtiva para discutir os detalhes de cada empresa e a realidade do nosso mercado.”
Gabriel Rocha, Vidrobox (RS)

“Nosso gestor fez parte de uma turma anterior desse treinamento, gostou muito e recomendou que outras pessoas da equipe também participassem, para juntar os conhecimentos de todos visando à implementação das melhorias na empresa. Acho que o conteúdo permite o crescimento não só das nossas indústrias, mas do mercado brasileiro como um todo.”
Rafael Rodriguez Igualada, Real Temper (SP)

“O objetivo da minha presença neste curso foi poder pegar ideias e cultivá-las dentro da nossa organização, incluindo mudanças de cultura e de processos, para identificar como podemos melhorar e atingir os melhores resultados. O conteúdo apresentado nos permite formar bagagem substancial de conhecimento para poder lidar com as situações do dia a dia.”
Thiago Erthal, Real Vidros Distribuidora (SC)

Ano que vem tem mais!
A próxima turma de PPCPE já tem data definida: será realizada na capital paulista nos dias 17 e 18 de fevereiro de 2022.

Se sua empresa tem interesse em acompanhar as aulas, já é possível garantir a participação: para mais informações, entre em contato com Rosana Silva pelo telefone (11) 3873-9908 ou pelo e-mail rsilva@abravidro.org.br.

Este texto foi originalmente publicado na edição 586 (outubro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters