Vidroplano
Vidroplano

Aliadas da saúde

24/03/2023 - 09h27

Desde 2020, com a pandemia de Covid-19, as vacinas ganharam ainda mais atenção no mundo inteiro. Fundamentais para o combate contra os mais variados tipos de doenças, elas são armazenadas em ampolas de vidro – mas não se trata de qualquer tipo do material.

O vidro borossilicato é o único indicado para armazenar vacinas e outros medicamentos injetáveis. A razão está em sua composição que, além de ser extremamente resistente e durável, não interage com a substância das vacinas. Com isso, as propriedades e características fundamentais dos medicamentos não são alteradas.

A produção das ampolas se dá a partir de tubos de vidro conformados a quente em máquinas rotativas. Segundo a Schott, uma das maiores fabricantes globais de ampolas, frascos e seringas, a conversão do borossilicato na embalagem final garante que as características físicas e químicas do vidro sejam mantidas durante todo o processo de transformação. Com isso, as ampolas conseguirão manter a estabilidade do medicamento ao longo do tempo de armazenamento.

Quando for se vacinar, lembre-se do papel importante do vidro: sua saúde estará protegida com a ajuda do material!

Este texto foi originalmente publicado na edição 603 (março de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Alernon77/stock.adobe.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters