Altos e baixos
22/04/2021 - 11h46
Depois do pico de otimismo no segundo semestre de 2020, e também no primeiro bimestre deste ano, março e abril deixaram clara a volatilidade do momento que atravessamos. Com o agravamento da crise sanitária, a confiança do consumidor foi abalada, e já se percebe uma sensível queda na demanda por nosso material em diferentes segmentos industriais, como o automotivo, moveleiro, de construção civil, linha branca e refrigeração.
A indústria e a construção, atividades consideradas essenciais desde o início da pandemia, vêm experimentando restrições pontuais em alguns Estados e municípios, como limitação dos dias e horários de funcionamento. O fechamento do comércio varejista de materiais usados nos canteiros de obras também acendeu a luz amarela para quem atua nesses ramos.
Nesse cenário, volta a nos rondar a preocupação com a informalidade e outras práticas igualmente danosas que costumam entrar em cena em tempos de incertezas. A responsabilidade de cada um de nós e de todos os elos da cadeia é essencial para que possamos atravessar mais um período de indefinições.
Mensurar o impacto dos altos e baixos do mercado em nosso setor, no entanto, parece ser cada dia mais difícil. Isso porque a adesão de processadores ao Panorama Abravidro, o único estudo econômico do setor vidreiro nacional, nunca foi tão baixa. Apesar de nosso esforço para mobilizar as empresas, poucos atenderam nosso chamado. A amostra é suficiente para gerar dados confiáveis sobre 2020, mas está aquém da participação esperada quando consideramos o número de processadoras ativas no Brasil.
O investimento anual feito pela Abravidro para oferecer ao mercado um retrato da performance da indústria de processamento tem o intuito de contribuir com a estratégia das empresas e dimensionar o mercado e seu potencial, mas parece não estar sendo valorizado. É uma pena.
José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Construção: CBIC estima alta de 4,1% em 2024 e crescimento menor em 2025
- CDE-Blindex instala Casa de Vidro em exposição da Globo em Manaus
- Normas técnicas: **Ferragens para vidros – Molas
- Normas técnicas: **Ferragens para vidros – Molas
- Normas técnicas: **Ferragens para vidros – Molas
- Normas técnicas: **Ferragens para vidros – Molas