Vidroplano
Vidroplano

Arranha-céu em Nova York inaugura grande deque envidraçado

23/03/2020 - 12h29

Na região do West Side, em Nova York, o Hudson Yards toma conta da paisagem: o gigantesco empreendimento comercial reúne hotel, escritórios, restaurantes e shopping centers. Aliás, em O Vidroplano de julho de 2019 mostramos uma estrutura do espaço, o The Vessel, monumento formado por 154 lances de escadas interconectadas ao longo de 16 pavimentos. Este mês, foi inaugurada outra atração imperdível do local: o Edge, considerado o mais alto deque de observação ao ar livre do Ocidente, com mais de 335 m de altura.

Vista privilegiada
Localizado no 100º andar de um dos arranha-céus que fazem parte do complexo, o Edge oferece visão de 360 graus da ilha de Manhattan. Os visitantes podem apreciar os drinks servidos pelo bar, instalado na parte interna do observatório, ou então comer no restaurante Peak, um andar acima.

A estrutura foi desenvolvida pelo escritório de arquitetura nova-iorquino Kohn Pedersen Fox Associates (KPF). “O deque é o mais dramático numa série de gestos que ligam nossas construções no Hudson Yards às principais obras ao redor da cidade”, comenta o fundador da KPF, William Pedersen. “Pelo fato de apontar na direção do Empire State Building e estar até mais alto que o observatório encontrado lá, o Edge homenageia esse que é um dos mais emblemáticos ícones de Nova York.”

nova-york3

 

Maravilha da engenharia
Pesando quase 350 t, a obra representou um desafio arquitetônico, já que se estende 24 m para fora do prédio. É formada por quinze seções diferentes, “juntadas” e ancoradas aos lados leste e sul do edifício. Seu formato triangular tem cerca de 700 m² para serem ocupados pelo público, cuja segurança é garantida por guarda-corpos envidraçados: ao todo, são 79 painéis de laminados, com 2,74 m de altura cada. Os vidros foram fabricados na Alemanha e processados na Itália.

E não se pode deixar de falar de um dos destaques do espaço: o chão de multilaminados, com 20 m² de área. Assim como em outros observatórios pelo mundo, o Edge permite que o visitante “flutue” a centenas de metros do chão, oferecendo visões únicas de uma das principais cidades do planeta.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 567 (março de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters