Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – fevereiro 2021

19/02/2021 - 16h31

DADOS & FATOS

Fim de ano positivo
De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em dezembro de 2020 o faturamento da indústria de transformação subiu 1,6%, na comparação com o mês anterior.

Os motivos da recuperação
Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), uma conjunção de fatores possibilitaram a rápida recuperação da indústria registrada em 2020, após a chegada da Covid-19: políticas compensatórias de renda, nível adequado de juros e taxa de câmbio competitiva formaram uma espécie de combo que proporcionou a alta. Já em setembro, o setor havia retornado a patamares pré-pandemia.

Produção em alta
Outro dado positivo: a Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (UCI), índice que aponta o percentual de máquinas comprometidas na produção, alcançou 80,6% no último mês de 2020, valor acima da média registrada no ano (76,4%).

Fôlego
O bom resultado da indústria em dezembro contrastou com as áreas de varejo e serviços, as quais cederam. Mas o ritmo de crescimento foi o mais baixo desde que o setor voltou a crescer, em maio. No acumulado do ano, a produção industrial teve queda de 4,5% no Brasil. Analistas consideram natural que o segmento não repetisse a subida registrada em maio, junho e julho, mas reputam a desidratação vista a partir de outubro — três meses consecutivos de alta próxima a 1% — como preocupante.

 

FIQUE POR DENTRO

Cientistas descobrem novo tipo de “vidro líquido”
Em janeiro, uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Universidade de Constança, na Alemanha, publicou um artigo no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences comprovando a descoberta de um tipo de vidro líquido, com elementos estruturais antes desconhecidos. O achado possibilitou novas percepções sobre a natureza do nosso material e as suas transições. O assunto é bastante técnico, mas, em resumo, ao invés de se alinhar para formar um padrão ao passar do estado líquido para o sólido, as partículas de vidro se congelam antes que ocorra a cristalização.

Antônio Martins Figueiredo Neto, professor da Universidade de São Paulo (USP), afirma que a descoberta pode ampliar a forma como entendemos o funcionamento do vidro, pois uma única peça não precisa ter características uniformes. “Podem surgir janelas mais resistentes a certos tipos de esforço, já que é possível programar diferentes respostas para cada área do vidro”, prevê o docente.

 

RETROVISOR

Mudança na Guardian
2013 começou agitado em O Vidroplano. Na edição de fevereiro daquele ano, noticiávamos a compra de 44% da Guardian pela Koch Industries, um dos maiores conglomerados empresariais americanos. A revista ainda trazia uma entrevista exclusiva em que os executivos americanos da empresa explicavam a estratégia de negócio e os planos para o Brasil. A Koch adquiriu integralmente a Guardian em 2016.

Este texto foi originalmente publicado na edição 578 (fevereiro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters