Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – novembro 2019

22/11/2019 - 14h10

DADOS & FATOS

Sinais de mudança?
A indústria brasileira completou, em setembro, quatro trimestres de queda na produção — no último, foi registrado -1,2%. Por outro lado, setembro foi o segundo mês seguido de melhora no índice, interrompendo a trajetória de queda iniciada em julho de 2018. De acordo com a Pesquisa Mensal da Indústria (PMI), divulgada pelo IBGE, a produção subiu 0,3% no 9º mês do ano, comparando-o com agosto.

Faturamento em alta
Outra boa notícia: o faturamento da indústria brasileira aumentou 0,4% em setembro na série livre de influências sazonais. Foi o quarto mês consecutivo que o indicador registrou crescimento — segundo a pesquisa Indicadores Setoriais, da CNI, desde 2014 isso não acontecia.

Abertura econômica China/Brasil
Na Cúpula dos Brics, realizada em novembro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, revelou que o País estuda uma área de livre comércio com a China. Em 2018, a balança comercial com os asiáticos teve saldo positivo para o Brasil de US$ 29 bilhões. No entanto, os bens semifaturados e manufaturados representaram, juntos, apenas 10% das exportações brasileiras para a China. O restante das vendas contempla os produtos básicos. Por outro lado, 98% das compras de produtos chineses pelo Brasil no ano passado foram de manufaturados. Por isso, setores da indústria revelaram preocupação com o tema: sem as reformas necessárias para aumentar a competitividade industrial por aqui, a abertura seria danosa ao setor.

FIQUE POR DENTRO

Um pouco do que foi dito no 14º Simpovidro
A cobertura completa da 14ª edição do maior encontro vidreiro da América Latina você confere na próxima O Vidroplano, mas vale a pena olhar para algumas informações passadas pelos palestrantes e já publicadas no portal da Abravidro.

2020 positivo para os consumidores de vidro
Segundo o economista Fernando Garcia, em 2020, a construção civil deve crescer de 2,5% a 3,5%; o setor de eletrodoméstico, de 1,5% a 2,5%; a indústria automobilística, de 4% a 5%; e a produção de móveis, de 3% a 4%.

Mensagem de esperança
Apesar de considerar a situação do Brasil bastante complexa, cuja solução depende de variáveis diferentes, o jornalista William Waack finalizou sua apresentação em tom otimista: “A aprovação da reforma da previdência mostra que, mesmo à beira de um abismo, é possível surgirem mudanças. Isso depende da pressão da sociedade como um todo.”

O novo é simples
Para os que pensam que modernizar a empresa é um bicho de sete cabeças, Arthur Igreja, em uma das apresentações que mais encantaram o público, afirmou que a solução é mais simples do que parece: “Não crie problemas inéditos; resolva os de sempre. Foque na jornada do cliente, simplifique e use o que está disponível.”

arthur igreja

RETROVISOR

Novembro: especial para O Vidroplano
1991
O Sincavidro-RJ cedia o título da revista O Vidroplano, fundada pelo sindicato fluminense, à Abravidro — na época chamada Andiv.

1995
1ª edição totalmente colorida da revista, com cobertura completa do 1º Simpovidro, realizado no Rio de Janeiro.

Este texto foi originalmente publicado na edição 563 (novembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters