Vidroplano
Vidroplano

Caleidoscópio – setembro 2023

21/09/2023 - 09h51

DADOS & FATOS

Alta na construção
De acordo com os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o setor da construção civil alcançou em julho o maior número de empregos formais desde setembro de 2015. Ao todo, são 2,615 milhões de trabalhadores registrados.

Bom momento nas contratações
O setor gerou 25.423 vagas com carteira assinada em julho – é o sétimo mês seguido com saldo positivo na abertura de postos de trabalho nesse segmento. “Mesmo diante das dificuldades de um cenário caracterizado por juros elevados, o mercado de trabalho da construção segue resistente”, comenta a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

Esperança…
A construção é responsável por 6% do total de trabalhadores formais no Brasil. Somente em julho, respondeu por 17,82% dos novos empregos. Isso significa um aumento nas atividades em canteiros de obras – uma boa notícia para o futuro a médio e longo prazo para o setor vidreiro, já que nosso material entra na fase final das edificações.

…com cautela
Mesmo com o bom resultado, vale conter a animação: o número de novos empregos na construção de janeiro a julho em 2023 segue menor que odo mesmo período em 2022 (194.471 contra 217.580, respectivamente). “Ajudam a justificar esse resultado a demora das novas condições do programa Minha Casa, Minha Vida 2023, as altas taxas de juros e as incertezas do início do ano”, explica a economista Ieda Vasconcelos.

 

 

FIQUE POR DENTRO

Celebração
Em julho, a fabricante finlandesa de maquinários para processamento Glaston comemorou os quarenta anos de sua divisão especializada em vidros insulados. O setor foi criado em 1983 com o objetivo de oferecer suporte para a produção do produto, cada vez mais popular na Europa de então por conta da capacidade de garantir conforto térmico durante os gelados invernos locais. Como você pode ver na matéria especial deste mês aqui em O Vidroplano, o insulado não é indicado apenas para climas frios – países quentes como o nosso são ainda mais beneficiados pela solução.

 

Crédito: Viktor/stock.adobe.com

Crédito: Viktor/stock.adobe.com

 

RETROVISOR

Nova fábrica
Em setembro de 2004, O Vidroplano anunciava a inauguração oficial do novo forno de float da Cebrace, em Barra Velha, litoral de Santa Catarina. O C4 foi erguido estrategicamente perto dos portos de Itajaí, São Francisco do Sul e Paranaguá, para ajudar no escoamento de sua produção para os países do Mercosul – a exportação era uma das prioridades da planta à época. O forno passou por uma recente parada para manutenção a frio.

Este texto foi originalmente publicado na edição 609 (setembro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.




Voltar

Itens relacionados ................................................................................................



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters