Vidroplano
Vidroplano

Casamento renovado

23/01/2019 - 17h20

A relação próxima entre a gigante da tecnologia Apple e o vidro é antiga. Quase todas as lojas da marca pelo mundo têm nosso material como principal elemento arquitetônico, estrutural ou decorativo. Em 2018, isso reforçou-se ainda mais: cinco Apple Stores foram inauguradas no segundo semestre, todas desenvolvidas pelo renomado escritório inglês de arquitetura Foster and Partners. Cada uma apresenta um uso diferente do vidro, confirmando sua versatilidade de aplicações. Saiba mais sobre os estabelecimentos nas próximas páginas!

 

milãoApple Piazza Liberty
Milão, Itália
Inauguração: julho
As grandes cidades italianas são conhecidas por suas praças e fontes. E esses foram os elementos arquitetônicos nos quais a fabricante inspirou-se para criar a Apple Piazza Liberty, localizada na Corso Vittorio Emanuele, uma das vias para pedestres mais populares de Milão. A entrada da loja é uma caixa envidraçada de quase 8 m de altura rodeada por jatos de água. A estrutura dá acesso ao subsolo, espaço para os consumidores. A transparência é fundamental aqui: ela é a responsável por garantir a interação da luz do Sol com a água ao longo do dia. À noite, um sistema de iluminação especial ajuda a criar uma experiência multissensorial, para quem passa por ali, em conjunto com os reflexos gerados por nosso material.

 

macauApple Cotai Central
Macau, região administrativa especial da China
Inauguração: julho
Construída em meio a uma pequena floresta de bambus, a Apple Cotai Central assemelha-se, segundo a própria Foster and Partners, a uma “lanterna de papel” gigante — item tradicional da cultura chinesa. Sua fachada inovadora é formada por cinco peças de vidro sobrepostas por revestimentos cerâmicos. Isso cria a inusitada ilusão de uma estrutura feita de pedra sólida, mas que permite a entrada de luz. À noite, o jogo de iluminação interna e externa da loja parece fazer o prédio “irradiar” certo brilho.

O andar térreo ganhou ainda um fechamento envidraçado tradicional (ou seja, apostou na transparência) com visão para as árvores externas. Assim, a natureza do lado de fora torna-se parte essencial do interior do local.

 

parisApple Champs-Élysées
Paris, França
Inauguração: novembro
Uma das principais fabricantes de eletrônicos do mundo casa perfeitamente com uma das mais famosas avenidas do mundo. A Apple Champs-Élysées reúne história e tecnologia, já que foi instalada num típico prédio barroco parisiense do século 19, restaurado recentemente. O grande destaque do projeto é o teto solar do pátio central. Ali, instalou-se uma estrutura chamada kaléidoscope, formada por pirâmides revestidas de espelhos. Seu objetivo é refletir o ambiente interno do edifício, criando imagens fragmentadas que mudam conforme o visitante se move pelos andares. Essas reflexões, segundo os arquitetos, remetem ao cubismo, movimento artístico do começo do século 20 que teve no pintor espanhol Pablo Picasso seu maior ícone. A parte externa do teto também ganhou painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica a partir da luz solar.

 

quiotoApple Zero Gate
Quioto, Japão
Inauguração: agosto
Minimalismo é a palavra chave da Apple Zero Gate, construída no bairro de Shijo Dori, coração comercial de Quioto. Na frente das janelas envidraçadas, está uma estrutura formada por papel especial em molduras de madeira. Além de fazer referência às tradicionais residências japonesas feitas com esses dois materiais, ajuda a criar uma estética que mistura transparência com translucidez. Vidros também estão presentes nas portas automáticas que levam os consumidores para dentro da loja e em todo o fechamento do térreo, agregando a tranquilidade do ambiente interno à movimentação da rua, além de reforçar a estética clean e zen buscada pelo escritório.

 

bangkokApple Iconsiam
Bangkok, Tailândia
Inauguração: novembro
À beira do rio Chao Phraya, na capital tailandesa, ergue-se a primeira Apple Store desse país asiático, empreendimento pertencente ao Iconsiam Center, que reúne shopping center, hotéis e residências. A bela vista dos arredores da cidade abre-se aos visitantes graças às fachadas estruturais de vidro: peças de mais de 10 m de altura permitem a entrada abundante de luz natural. A integração dos ambientes é essencial no projeto — e não poderia ser atingida sem nosso material.

O aspecto clean da obra é reforçado pelos materiais aplicados. Além do vidro, o interior tem madeira (no telhado e em mesas) e aço escovado (colunas).

Este texto foi originalmente publicado na edição 553 (janeiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters