Vidroplano
Vidroplano

Como fazer o balanço de fim de ano

21/12/2021 - 09h41

Escrito por PIX (blog.pix.com.br)

Quando o fim de ano se aproxima, é hora de avaliar se as metas foram atingidas. As vendas foram boas? Houve lucro? Há dívidas? Houve ganho ou perda de mercado? Por que tudo isso aconteceu? Questionamentos como esses precisam ser respondidos para que seja possível planejar o novo ano de forma estratégica.

O balanço de fim de ano é uma análise do desempenho dos últimos doze meses da empresa. Assim, é possível identificar a situação financeira e patrimonial da companhia e confirmar se ela está quite com as suas obrigações tributárias.

Por que é importante?
O balanço contábil e patrimonial é uma obrigação de toda e qualquer organização. O planejamento estratégico para o ano seguinte de uma empresa que obteve lucro é bem diferente do de uma que está no vermelho, por exemplo. Portanto, a organização que realiza esse balanço cumpre com suas obrigações legais, ao mesmo tempo que determina metas realistas para o próximo período.

Quais as principais obrigações fiscais?
– Divulgação Balanço patrimonial: documento contábil que registra o patrimônio do negócio;

– Fluxo de caixa: registro de todas as movimentações financeiras. Permite que a companhia identifique comportamentos de clientes, bem como os impactos de diferentes variáveis (internas e externas) no negócio. Outra importante utilidade é a projeção de receitas e despesas;

– Obrigações acessórias: série de documentos que comprovam o pagamento de impostos, taxas e tributos de acordo com o porte da empresa, sua natureza jurídica e atividades desempenhadas;

– Saldos, lucros e prejuízos: demonstrativo que apresenta o resultado da empresa. É uma ferramenta de diagnóstico do momento financeiro, que pode ser comparado com períodos anteriores para facilitar a contextualização e a interpretação dos resultados obtidos;

– Organização de notas fiscais: atesta a idoneidade da empresa em cada venda efetuada, comprovando o pagamento dos respectivos impostos. Sem elas, nenhuma companhia pode funcionar legalmente no país.

A PIX é uma empresa de Brasília voltada ao desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação e comunicação, fornecendo soluções para integração bancária entre pessoa jurídica e seus respectivos bancos.

Este texto foi originalmente publicado na edição 588 (dezembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters