Vidroplano
Vidroplano

Como organizar as finanças de uma empresa

20/02/2020 - 14h17

Escrito por Robinson Idalgo

Uma boa administração das finanças é essencial para a sobrevivência e para a longevidade de qualquer negócio. Um dos principais erros de pequenos e médios negócios é focar somente em questões operacionais relacionadas aos produtos ou serviços oferecidos e esquecer-se do planejamento financeiro.

A gestão de finanças compreende a análise, o planejamento e o controle de todas as ações financeiras realizadas por uma instituição. Seu objetivo é organizar gastos para que as decisões possam ser tomadas com responsabilidade, segurança e eficiência.

Confira dicas para fazer a tarefa:

 

Tenha um plano de negócios
O plano de negócios é o primeiro passo para qualquer gestão financeira. O planejamento de todo o desenvolvimento e
crescimento do empreendimento servirá de base e sustentação para as ações da empresa. Estabeleça os valores, a missão, os objetivos, a proposta de valor, a concorrência e o cenário do produto ou serviço no mercado para conseguir começar a organizar as projeções de faturamento, custos e os fluxos de caixa.

 

Separe as despesas da empresa de contas pessoais
Além das questões fiscais e tributárias, esse profissional pode auxiliar com outras questões. Ter uma contabilidade bem estruturada é fundamental para a gestão financeira. O contador pode oferecer ideias importantes sobre balanços, custos, faturamento e oportunidades de melhoria operacional.

 

Faça o fluxo de caixa
O controle dos valores que entram e saem da conta deve ser minucioso. Isso porque esses números compilados revelam muito sobre a situação da empresa. Sem isso, o gestor não sabe em que ponto o negócio se encontra e não tem informações suficientes para tomar decisões.

 

Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia trouxe uma infinidade de ferramentas para poupar tempo, minimizar erros e facilitar o trabalho. Investir em automação e integração é um ótimo negócio para eliminar tarefas manuais e repetitivas. Planilhas e softwares de gestão, por exemplo, permitem armazenar, compartilhar e atualizar facilmente dados mensais e diários, projeção de receitas, contas a pagar e receber, cotações e custos, entre outros.

 

Robinson Idalgo é diretor-comercial da SoftUp, empresa brasileira criadora do Sistema Grátis de Gestão.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 566 (fevereiro de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters