Como seguir relevante digitalmente
28/01/2021 - 11h02
Escrito por Fernando Faiad Soni
Após meses de isolamento social, as pessoas se acostumaram, ainda mais, a consumir informação o tempo todo e a se organizar dentro de comunidades virtuais. Por isso mesmo, ficou difícil conquistar a tão desejada lembrança de marca. Pensando nisso, fica o questionamento: como prender a atenção do público?
Estamos na década do social marketing, rumo a um mercado conduzido por pessoas e não mais por empresas. Também conhecido como marketing interativo, esse conceito reúne práticas e técnicas que visam a incentivar a interação do público com sua empresa. É uma estratégia extremamente assertiva para aumentar o engajamento e, assim, aproximar o cliente final da marca – afinal, os consumidores desejam interatividade desde que as empresas se humanizem e estejam dispostas a resolver os seus problemas. E vale reforçar: as pessoas estão cada dia mais sedentas por relacionamentos, principalmente após um longo período de pandemia.
Confira três dicas para dar início a uma estratégia de social marketing em seu negócio:
- Entenda o tom de voz da sua marca
Tom de voz é a personalidade que sua empresa expressa por meio dos canais de comunicação. Mais do que apenas comunicar, é preciso saber a forma certa de ganhar a atenção do público. Isso passa por entendê-lo. Seu cliente é mais paciente ou dinâmico? Precisa de explicações em detalhes ou você pode ir direto ao ponto? Quais são os valores que o guiam?
- O básico funciona
Ainda não sabe como atrair as pessoas por meio de lives, podcasts e outros produtos interativos mais complexos? Comece com enquetes e caixas de perguntas no Instagram. O básico funciona e pode ser um ótimo teste para saber como o público pensa e o que ele espera de você.
- Para vender mais, pare de vender
Ao invés de empurrar produtos, comece a oferecer conteúdo relevante. Esclareça dúvidas, divulgue os resultados dos seus serviços e fale sobre assuntos que possam trazer informações úteis para os clientes.
Fernando Faiad Soni é sócio-fundador da Stardust Digital e especialista em social marketing e estratégias de venda
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