Vidroplano
Vidroplano

Confira as novidades da Glasstec 2022!

25/10/2022 - 14h15

A Adelio Lattuada apresentou a lapidadora TL 10 PC, com 10 rebolos. A empresa também aproveitou o evento para destacar “uma nova Adelio Lattuada”, introduzindo sua nova identidade visual, com logomarca e cores revitalizadas.

adelio copiar

 

A brasileira Adezan mostrou a Steel Cap, embalagem utilizada para transporte de vidros planos. Com peso 64% menor do que o dos pacotes tradicionais, é construída em aço e papel, permitindo 30% mais espaço de armazenagem na estocagem. Outro destaque: o sistema de movimentação de cargas com carrinho Easy Pull.

adezan copiar

 

A ADI exibiu sua linha completa de rebolos para vidros visando ao trabalho com o material nas indústrias automotiva e solar. O espaço da empresa italiana também trouxe outros produtos de seu catálogo, como discos de corte, brocas e demais ferramentas e acessórios para o processamento de nosso material.

adi_nova copiar

 

A brasileira Arbax já tinha participado da Glasstec em 2020, quando a feira teve uma edição online por conta da pandemia. Este ano, a empresa colocou como destaque um novo rebolo, com novidades tanto na formulação da borracha, do grão abrasivo e dos componentes que dão brilho no vidro, como na sua base, de poliéster, para dar estabilidade e diminuição de peso ao produto.

 

As lapidadoras em linha reta da série VE 500 V foram o destaque da Bavelloni. Segundo a empresa, elas apresentam alto desempenho até mesmo nas operações de usinagem mais exigentes e retificação de chapas jumbo, além de contar com transportador sem rolamentos, de acionamento duplo, e painel de controle com tela sensível ao toque.

bavelloni (1) copiar

 

O carro chefe da Best Makina na feira foi a 7000 Prima Logic, extrusora horizontal para injeção de butil em barras espaçadoras de insulados. Alguns diferenciais da máquina são a facilidade no ajuste das configurações automáticas e mecânicas, os sinais de aviso para facilitar o trabalho e evitar falhas e os bocais de butil ajustáveis sob pressão.

bestmakina copiar

 

Dona das marcas Forvet e Intermac, a Biesse apresentou no evento sua nova identidade visual. Em termos de maquinários e tecnologias, algumas das novidades são a incorporação de uma célula robotizada na linha Master CNC e o software IC, mais intuitivo, que não exige que o operador da máquina tenha conhecimento profundo de AutoCAD.

biesse (1) copiar

 

Na alemã Bohle era possível ver o Liftmaster Quadro funcionando ao vivo. O produto é uma estrutura portátil com ventosas para movimentar o vidro em canteiros de obra, suportando vidros de até 800 kg.

bohle (1) copiar

 

O estande da Bottero exibiu a Twin Edge, linha de lapidadoras bilaterais para vidros de 3 a 30 mm, disponível em três modelos diferentes (10, 11 e 12 rebolos). Outro destaque da empresa na feira foi a mesa de corte 343 BCS, para vidros float.

bottero (1) copiar

 

A novidade da Bovone foi o sistema robótico totalmente automatizado BRS. Trata-se de uma estação robotizada que integra duas lapidadoras retas, uma lavadora vertical, três robôs multieixos articulados antropomórficos para o manuseio das placas de vidro e um dispositivo para chanfro. O sistema atende os protocolos da Indústria 4.0 para rastreabilidade e autoajuste dos parâmetros de produção.

bovone (1) copiar

 

De acordo com a BSolution, a lapidadora vertical Speed Arris apresenta alta produtividade na lapidação ou desbaste de vidros. Ela vem equipada com sistema de transporte com ventosas e pode tanto ser instalada sozinha como integrada a linhas de produção já existentes.

bsolution (1) copiar

 

A novidade da CMS foi o Ypsos, centro de usinagem vertical para chapas de float e laminado, capaz de lapidar e polir com duas cabeças ao mesmo tempo. A solução conta ainda com um novo software projetado para tornar a interface do usuário mais eficiente e intuitiva na programação das operações de desbaste, polimento e lapidação industrial, fresagem e perfuração coaxial.

cms copiar

 

A Eastman exibiu o Saflex FlySafe 3D, interlayer desenvolvido para evitar a colisão de pássaros contra o vidro laminado. Também chamou a atenção uma estrutura autoportante de vidro (foto), desenvolvida especialmente para a Glasstec 2022 pelo escritório Knippers Helbig Advanced Engineering: as peças laminadas ganharam o PVB estrutural Saflex DG41 e o PVB colorido Vanceva Arctic Snow. Além disso, as ferragens de aço inoxidável que unem a estrutura foram laminadas nos próprios vidros.

eastman copiar

 

A Fenzi levou ao evento sua linha de insumos de alto desempenho para fabricação de vidros insulados, como selantes e espaçadores. No estande também estavam presentes das máquinas para pintura de vidro fabricadas pela espanhola Tecglass, adquirida pelo grupo.

fenzi (1) copiar

 

A Forel exibiu toda sua linha para processamento vertical de bordas e apresentou uma nova unidade totalmente automática para fabricação de insulados com espaçador termoplástico. Desenvolvida de acordo com os princípios da Indústria 4.0, essa linha pode ser gerenciada a partir de uma única estação de trabalho.

forel copiar

 

A Glaston mostrou novidades para diversos segmentos, como o ProL-zone (forno de laminação por convecção que permite que o operador não perca tempo reajustando o setup da receita operacional ao mudar a composição do vidro, como na produção de multilaminados) e a Multi’arrisser (lapidadora vertical mais rápida no mundo, com desempenho de até 60 m/min).

glaston copiar

 

O principal destaque da Guardian foi o vidro de controle solar SunGuard SNR 35, mostrado em duas versões: o CrystalGray (com aspecto visual semelhante ao fumê) e o UltraClear (com baixo teor de ferro e alta transparência). O vidro antirreflexo Guardian Clarity não é novidade, mas seu aspecto visual quase invisível chamou a atenção no evento.

guardian copiar

 

A IMMMES colocou à vista algumas das soluções da empresa para o tratamento de água visando ao processamento de vidros. O estande da empresa também teve um espaço com mesas, voltado para o fortalecimento institucional junto aos clientes atuais e em potencial.

immmes copiar

 

O estande da Keraglass reuniu as soluções mais modernas da empresa nas áreas de têmpera, decoração, impressão digital e laminação de vidros. Além de vários maquinários da empresa, o espaço também exibiu peças trabalhadas neles e contou com a presença de sua equipe para apresentar e explicar as tecnologias demonstradas.

keraglass copiar

 

A Kuraray mostrou o novo interlayer BirdSecure: o produto foi desenvolvido para evitar que pássaros colidam com laminados, sem que isso comprometa o aspecto visual do nosso material nas obras. Outras soluções também estavam presentes no estande, como o interlayer estrutural SentryGlas.

kuraray copiar

 

A Lisec apresentou-se com lançamentos como a KSD (máquina que realiza lapidação e filete com uma ferramenta patenteada pela empresa), a atualização da linha TPA (para insulados) com robôs fazendo a alimentação, carregamento, aplicação de termoplástico e descarregamento dos painéis, e uma nova tecnologia de recorte com jato d’água. A integração automatizada de diferentes máquinas em uma única linha de produção também foi demonstrada.

lisec copiar

 

A novidade da Macotec, que completa 25 anos de existência em 2022, foi o lançamento de uma mesa para corte de vidros laminados com até 4 x 6 m, que permite fazer tanto corte reto como modelado – no segundo caso, a peça também é destacada e separada.

macotec copiar

 

Parte do grupo italiano Giardina, a fabricante de maquinários Marval passou por uma renovação comercial ao longo de 2022. Na Glasstec, foram mostradas a nova logomarca e cores da empresa, que apresentou ainda seu novo foco nos negócios, voltado às linhas automáticas para a produção de vidros insulados.

marval_nova

 

A fabricante de ferramentas Mole Moreschi apresentou ao público da feira suas linhas de rebolos diamantados, brocas e demais acessórios para processamento de vidro. Os produtos são indicados para o trabalho voltado aos setores da construção civil, automotivo e mobiliário.

molemoreschi_nova copiar

 

A equipe da Optima utilizou o estande para explicar aos visitantes as soluções da empresa na área de Tecnologia da Informação aplicadas ao setor de processamento de vidro plano.

optima copiar

 

Vários produtos da Pilkington foram demonstrados no estande da empresa, como o Optiwhite (extra clear com alta transmissão luminosa) e o AviSafe (desenvolvido para reduzir o número de colisões de pássaros contra vidros). A empresa também esteve presente na Glass Technology Live com o Profilit, vidro fundido alcalino em forma de “U”, voltado para edificações.

pilkington copiar

 

O destaque no estande da Prodim foi o Proliner: segundo a empresa, com a nova série Proliner Generation X e seu software adicional para a indústria de vidro, é possível oferecer uma solução precisa e personalizada para melhorar os processos de medição, modelagem digital e produção para o uso de vidro – mesmo no caso de peças curvas – em diferentes obras.

prodim copiar

 

O forno LAM-PRO para laminação foi um dos destaques da Pujol: a empresa informa que ele oferece alta performance a preço mais baixo, além de já vir adaptado para a Indústria 4.0. Outra linha da empresa para laminação de vidros, a Pujol 100 PVB+, também foi apresentada na Glasstec.

pujol copiar

 

A Saint-Gobain lançou no evento o Oraé, vidro com baixa pegada de carbono: sua produção emite 40% menos poluição que a de outros produtos da multinacional na Europa. O Oraé, destaca a empresa, contém cerca de 70% de cacos reciclados entre suas matérias-primas, e será usado para a fabricação das chapas de controle solar Cool-Lite Xtreme da multinacional.

saintgobain copiar

 

A Satinal mostrou em seu estande que está alinhada à pauta da sustentabilidade presente na Glasstec 2022. Uma de suas soluções nessa área é o EVA Strato Carbon Free, primeiro interlayer para laminação de vidros com baixa pegada de carbono e certificação ISCC+ (Sustentabilidade Internacional e Certificação de Carbono).

satinal copiar

 

O estande da Schiatti Angelo exibiu vários de seus maquinários, como as biseladoras automáticas SME10, FPS50M3 e FPS20RS. Especialistas da empresa também receberam visitantes para falar sobre os ganhos que essas soluções trazem para as indústrias vidreiras, como economia de energia, automação e sustentabilidade.

schiattiangelo copiar

 

A Schott escolheu a Glasstec 2022 para apresentar, pela primeira vez ao público, os tubos de vidro Conturax Tough e Duran Tough: os novos produtos oferecem força e resistência excepcionais graças ao revestimento de polímero estabilizador no interior. Eles podem ser usados em fachadas, divisórias de vidro, instalações e até em móveis e elementos de iluminação em edifícios modernos.

schott copiar

 

A Sekisui S-Lec BV demonstrou seus interlayers de PVB para o mercado arquitetônico e para o setor automotivo em aplicações presentes no estande. A empresa também convidou os visitantes da feira para conversar com sua equipe e conhecer mais sobre os produtos de seu portfólio.

sekisui copiar

 

Especializada em soluções químicas para o setor de construção civil, a Sika levou a seu estande o silicone bicomponente Sikasil SG-500. O produto, de cura neutra, é indicado para uso em fachadas com envidraçamento estrutural. Vale mencionar ainda os selantes secundários para insulados.

sika copiar

 

O Sogever Green, da Sogelub, é uma linha de fluidos refrigerantes desenvolvida para a indústria vidreira. Usados para aumentar a qualidade no acabamento de bordas e agilizar a velocidade das máquinas, eles preservam a limpeza das ferramentas e garantem a neutralidade durante o contato com o vidro.

sogelub copiar

 

A Swisspacer, divisão da Vetrotech Saint-Gobain, buscou abordar junto aos visitantes todos os aspectos que influenciam um futuro neutro em termos climáticos. A empresa destacou que, mesmo componentes pequenos, como os espaçadores de borda quente para insulados fabricados por ela, podem contribuir na redução da pegada de CO2.

swisspacer copiar

 

A Triulzi focou na apresentação de sua linha já consolidada de produtos, como as lavadoras verticais e horizontais de vidro, incluindo uma feita 100% de aço inoxidável. A empresa oferece máquinas com foco na indústria moveleira, linha branca, decorativa e engenharia.

triulzi copiar

 

A Turomas levou ao evento a Rubi 406VA, mesa para corte de vidro jumbo que conta com sistema próprio de carregamento composto por cinco braços com ventosas. Outro destaque é um sistema de armazenamento inteligente, composto por um troller que muda as posições dos vidros conforme a necessidade de espaço.

turomas copiar

 

A Vibrantz Technologies – resultado da união da Dip-Tech, Ferro e Chromaflo Technologies em uma única empresa – apresentou soluções na área de impressão digital sobre vidros: uma das novidades é uma impressora com capacidade de definição de até 2.440 dpi. Vale destacar também o Double Vision, pintura em que a cor vista em um lado do vidro é diferente da do outro lado, mesmo com apenas uma das faces da peça tendo sido pintada.

vibrantztechnologies copiar

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 598 (outubro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Fotos: Divulgação/Iara Bentes/Messe Düsseldorf/Constanze Tillmann

Crédito da foto de abertura: Messe Düsseldorf, Constanze Tillmann



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters