Vidroplano
Vidroplano

De Aracaju a Porto Alegre

19/09/2016 - 11h53

Este mês, a seção “O vidro pelo Brasil” traz as novidades das últimas semanas em nada menos que sete Estados do País. Isso mostra que as oportunidades de capacitação são cada vez maiores — e, a julgar pelo número de pessoas participando das atividades a seguir, não falta gente interessada nelas. Confira mais detalhes nas próximas páginas!

 

Amvid-MG, em Belo Horizonte

vp_amvid1 cópiaPele de vidro com talento mineiro…
Nossa primeira parada nessa viagem pelo País é a capital mineira: nos dias 8 e 9 de agosto, a Amvid e a empresa Alclean, que lançou recentemente um kit com o mesmo nome para instalação de pele de vidro em obras de pequeno porte, promoveram o curso Sistema Glazing Alclean.

O instrutor Celso Freitas apresentou à turma, na sede da entidade mineira, o conjunto da Alclean, suas tipologias e aplicações, além de ensinar a elaborar orçamentos e aplicar as normas técnicas, entre outros assuntos. A instalação do kit também foi mostrada na prática.

…e oficinas variadas no MinasCon
vp_amvid2 cópiaA Amvid também realizou o 7º Tecnovidro, durante o MinasCon 2016 (13º Encontro Unificado da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção), no Expominas. No total, o evento reuniu 210 vidraceiros e 198 especificadores: no dia 7, as atividades focaram os vidreiros das caravanas de Muriaé, Juiz de Fora e Patos de Minas, enquanto o dia 8 foi dedicado aos participantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Nos dois dias, oito oficinas trataram de assuntos como soluções térmicas, segurança, vidros decorativos e estratégias de negociação, incluindo um grupo de teatro. O 7º Tecnovidro teve patrocínio das usinas de base AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, União Brasileira de Vidros (UBV) e Vivix, além do apoio do Sebrae, Sesi, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Contagem Alumínio.

 

Abravid-DF, em Brasília
vp_abravid cópiaComo ter sucesso no mercado atual?
Do Sudeste, passamos para a capital do País: lá, no dia 12 de agosto, a Abravid reuniu profissionais vidreiros no workshop Painel Moderado para debater o futuro do mercado. O evento contou com o patrocínio das usinas de base AGC, Cebrace, Guardian, Saint-Gobain Glass, UBV e Vivix. Em meio a temas como normalização e segurança, destacou-se a venda de vidros com valor agregado: segundo as discussões, o vidraceiro precisa ser o elo entre o cliente final e o produto a ser vendido, estar sempre bem-informado e conhecer os vidros a serem especificados.

 

Sindividros-RS, em Porto Alegre
vp_rs-sindividros cópiaEntendendo melhor a gestão empresarial
Um dia depois, na Região Sul, o Sindividros-RS organizou o curso Gestão Empresarial, para vidraçarias e serralherias. A atividade, realizada no Milão Hotel, faz parte do projeto Qualividros – Qualificar para transformar.

A aula ficou a cargo de Alexandre Araújo. Consultor e instrutor do Sebrae, ele ajudou os participantes a analisar as forças e fraquezas no ambiente interno de uma empresa e também as oportunidades e ameaças fora dela, para que todos entendessem a gestão de um negócio e como elaborar um plano de ação.

 

Adevibase-BA/SE, em Aracaju
Para a instalação correta de fachadas envidraçadas
No Nordeste também não faltou vp_adevibase cópiaespecialização em fachadas. Nos dias 19 e 20 de agosto, 22 profissionais participaram do curso Fachada Pele de Vidro – Sistema Glazing, realizado pela Adevibase no Aracaju Praia Hotel. Foram apresentados os tipos de fachada e seu manuseio, cálculo de projeto e instalação. As usinas Cebrace e Vivix — patrocinadoras do curso juntamente com a AGC, Guardian, Saint-Gobain Glass e UBV — também palestraram sobre seus produtos.

 

Sincomavi-SP, em São Paulo
vp_sincomavi cópiaO caminho certo para o vidro
De volta ao Sudeste, o Sincomavi organizou o curso Logística no Comércio Varejista em São Paulo. As aulas aconteceram nos dias 23 e 31 de agosto, além de 1º de setembro. Anderson Ozawa, professor do curso, falou sobre formação e giro de estoque, administração de prazos de entrega, controle de pedidos e planos de emergência, entre outros temas importantes para a organização da cadeia logística no varejo.

 

Sindividros-ES, em Cachoeiro do Itapemirim
vp_es-sindividros cópiaDo envidraçamento de sacadas às molas para porta de vidro
Nos dias 26 e 27 de agosto, o Sindividros-ES realizou a Oficina do Vidro – Encontro de Capacitação em Vidro no Centro Integrado Sesi/Senai de Cachoeiro do Itapemirim. A Abravidro foi apoiadora, juntamente com o Sebrae e Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

Os 120 participantes da oficina puderam escolher entre os cursos de envidraçamento de sacadas, fachada pele de vidro e instalação de portas com molas Dorma — que, aliás, fez parte do time de patrocinadores do evento ao lado da AGC, Alclean, Cebrace, Diamanfer, Guardian, Perfil Alumínio do Brasil, Saint-Gobain Glass, Tec-Vidro, UBV e Vivix.

 

Ascevi-SC, em Joinville
Abravidro leva normas técnicas a treinamento
vp_ascevi cópiaNossa última parada nessa viagem é na cidade de Joinville, onde o 3º Qualifique e Sirva-se foi promovido pela Ascevi em 27 de agosto, juntando capacitação e confraternização com feijoada. Vera Andrade (foto), coordenadora-técnica da Abravidro, palestrou aos 215 participantes na Associação Atlética Banco do Brasil sobre as vantagens da aplicação correta das normas técnicas no dia a dia do vidraceiro. A recém-revisada NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações e a NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança foram destacadas por Vera, além de falar sobre o programa De Olho no Boxe. O evento também contou com apresentações das empresas Cebrace, Guardian, Real Vidros, Saint-Gobain Glass, UBV e Vivix.

Fale com eles!
Abravid-DF — www.abravid.com.br
Adevibase-BA/SE — adevibase.org.br
Amvid-MG — www.amvid.org.br
Ascevi-SC — www.ascevi.com.br
Sincomavi-SP — www.sincomavi.org.br
Sindividros-ES — sindividros@gmail.com
Sindividros-RS — www.sindividrosrs.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 525 (setembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters