Vidroplano
Vidroplano

6 passos para organizar o fluxo de caixa

21/03/2018 - 17h29

Escrito por MXM Sistemas

Organizações que gastam menos do que arrecadam se mantêm por mais tempo no mercado, com saúde financeira e capacidade de investimento. Esse equilíbrio é mantido pelo fluxo de caixa.

Ele é o controle rigoroso de todos os recursos que entram e todos os que saem. Veja algumas dicas para organizá-lo e incrementar sua gestão contábil.

1. Determine um período
O acompanhamento do fluxo de caixa pode ser diário, semanal, quinzenal ou, no máximo, mensal. A periodicidade ideal vai depender do porte e do volume de negócios da companhia. Mas não deixe para realizar a conferência em um período maior que trinta dias.

2. Identifique receitas e despesas
Adote uma metodologia de cores para identificar entradas e saídas de recursos. Assim, você terá uma visão global do resultado final do caixa. Sugestão simples: verde para receitas e vermelho para despesas.

3. Atenção à movimentação financeira
Sempre tenha em mãos a previsão de gastos para o período correspondente. O ideal é identificar os desvios ocorridos para poder discutir soluções futuras.

4. Registre as contas a pagar e a receber
Faça uma previsão das contas de consumo, aluguéis e todas as entradas e saídas fixas para conferir se essas movimentações ocorreram efetivamente. Isso permitirá que você não fique com um resultado irreal no fluxo de caixa.

5. Organize receitas e despesas
Agrupe-as em grandes categorias. Você verá em quais tipos de serviços gasta mais ou recebe mais dinheiro.

6. Crie centros de custos e de lucros
Se sua empresa é de médio ou maior porte, provavelmente funciona dividida em vários setores. Nesses casos, crie centros de custos e de lucros para saber quais áreas foram responsáveis por determinadas receitas ou despesas.

MXM Sistemas
Empresa nacional desenvolvedora de soluções de Tecnologia da Informação com foco em gestão empresarial. Atua no mercado corporativo há 27 anos, atendendo às necessidades de clientes que demandam ganhos de produtividade (www.mxm.com.br).

Este texto foi originalmente publicado na edição 543 (março de 2018) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters