Vidroplano
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7º Simbrie: primeiros dias trazem conhecimentos valiosos sobre esquadrias

16/10/2024 - 16h39

O Simpósio Brasileiro da Indústria de Esquadrias (Simbrie) começou esta semana. Em sua 7ª edição, o evento, transmitido ao vivo pela plataforma Zoom, é organizado pelo Canal do Serralheiro e conta com a Abravidro entre seus apoiadores institucionais. O propósito é integrar toda a cadeia de esquadrias e fachadas por meio de palestras interativas sobre tecnologias e inovações de esquadrias e fachadas envidraçadas usadas na arquitetura residencial.


Na segunda-feira (14), a programação teve início com a apresentação Explorando os diferenciais dos sistemas de esquadrias de alumínio com alta performance, feita por André Cardoso, consultor de Desenvolvimento de Mercado da CBA Alumínio. Após mostrar as características gerais do consumidor brasileiro nesse segmento, Cardoso destacou que os clientes precisam ter acesso a informações seguras e confiáveis para tomar decisões de compra – nesse sentido, as empresas que trabalharem de forma estruturada terão mais oportunidades de negócios.

 

Cardoso ressaltou ainda que é preciso dedicar atenção a todas as etapas da jornada de compra, desde a especificação até o pós-entrega, pois se o consumidor vier a ter um problema mais para a frente, esse problema se voltará contra a empresa. Nesse sentido, recomendou aos participantes que participem de treinamentos e cursos da área, visitem feiras do segmento e fornecedores, integrem-se a associações e façam parcerias com pares de outras regiões.


O primeiro dia foi encerrado com a realização do “Painel profissionalizante: formação e desafios dos projetistas no mercado de esquadrias”, mediado pelo professor Alexandre Araújo, idealizador e sócio-proprietário do Canal do Serralheiro, com participação da arquiteta Audrey Dias (CEO da Aluparts), dos engenheiros Fabiola Beltrame (CEO do Ibelq) e Fernando Westphal (CEO da ENE Consultores), de Jefferson Santiago (supervisor de Projetos da CBA) e de Kauê Piozzi (gerente-comercial da Olgacolor). Araújo fez uma pergunta individual para cada convidado e, antes, pediu que eles respondessem quais são as principais competências e conhecimentos que um projetista precisa ter para se destacar no cenário atual.

 

Westphal considerou que o conhecimento do produto é fundamental: assim como ocorre na venda de celulares ou carros, o fabricante de esquadrias precisa estudar seu produto, conhecer cada componente usado no sistema e saber indicar seu desempenho e diferenciais. Por sua vez, Audrey apontou que mais da metade das patologias das construções estão ligadas à fase da instalação, devido a falhas de gestão eficiente – por isso, os projetistas precisam pesquisar, considerar um planejamento eficaz e aperfeiçoar seus projetos levando em conta tanto as tecnologias dos materiais como as boas práticas para seu aproveitamento.

 

Do cenário nacional à experiência individual

O segundo dia de evento (15) teve início com a apresentação da arquiteta e consultora técnica Magda Reis, com o tema Entenda as expectativas econômicas e tendências do mercado de esquadrias de alumínio. Magda listou dados sobre a economia do Brasil e sobre o setor nacional de construção civil; sobre o Produto Interno Bruto (PIB), ela observou que, quando o País vai bem, a construção civil vai melhor ainda – porém, como se trata de um mercado cíclico, os empresários precisam estar sempre preparados para os momentos de baixa movimentação, buscando formas de contorná-lo.

 

A consultora técnica mostrou que há uma elevada demanda por habitações no Brasil até 2030, indicando um potencial de vendas para esquadrias tanto para o programa Minha Casa, Minha Vida como para obras de médio e alto padrão. Outra tendência nacional é o envelhecimento da população. Por isso, é fundamental que os fabricantes de esquadrias assegurem que elas proporcionem acessibilidade à mobilidade e à visibilidade do usuário, atendendo os requisitos da ABNT NBR 9050 — Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

 

Além de análises amplas, o 7º Simbrie também trouxe experiências individuais: esse foi o caso de Melissa Capriglione, sócia-diretora da Vidromax, com a apresentação Desvendando o sucesso: lições de superação e crescimento empresarial. Melissa contou um pouco sobre como adquiriu os conhecimentos necessários para atuar nesse segmento e obter alta performance em sua empresa. Segundo ela, é preciso que o negócio tenha um propósito definido, e também incorporar valor ao trabalho – palavras como respeito, empatia, entregas extraordinárias, inovação, crescimento e comprometimento não podem ser colocadas só da boca para fora, mas sim internalizadas pelo gestor e sua equipe e perceptíveis nas suas práticas. Também destacou a importância de que todos se mantenham em aprendizado contínuo em relação aos produtos e ao mercado, que as oportunidades de networking sejam aproveitadas para conhecer pessoas e fazer pontes, e definiu o cliente como o maior patrimônio de qualquer negócio – assim, vale a pena buscar construir e estreitar relacionamento com ele.

 

O 7º Simbrie continua hoje (16) e termina na quinta-feira, 17, quando contará com a participação de Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro.

 



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