Vidroplano
Vidroplano


Glasstec 2024: grande variedade de soluções no terceiro dia

24/10/2024 - 20h45

Neste terceiro dia (24) da edição 2024 da Glasstec, a reportagem de O Vidroplano conferiu inúmeras novidades apresentadas por empresas e marcas que contam com atuação no mercado brasileiro. Do corte à laminação, de rebolos a interlayers, de vidros com baixa pegada de carbono a peças que evitam a colisão de aves contra o nosso material, o evento tem soluções para as mais diversas necessidades. Veja abaixo algumas delas – a cobertura completa da Glasstec 2024 estará presente na edição de novembro. 

De volta à Alemanha
arbax

Esta é a 2ª vez da brasileira
Arbax na Glasstec. A empresa levou para a feira sua linha de rebolos e outras soluções para o polimento de vidros, como o óxido de cério, apresentando os produtos para os clientes que já conquistou na Europa e para os visitantes vindos de todas as partes do mundo, expandindo a visibilidade da marca.

Evolução das mesas de corte
bottero

Entre as novidades da
Bottero, está a ponte de corte EVO, desenvolvida para a linha EVO de mesas de corte: o sistema faz gravações a laser no vidro, permitindo inserir QR Codes ou a logomarca da empresa na peça cortada, aumentando a automatização do processo de beneficiamento e integrando a atividade ao conceito de Indústria 4.0. Já a 548 LAM, embora não seja um lançamento (quatro mesas já foram vendidas no Brasil), chama a atenção para quem busca soluções para o corte de vidros laminados: ela faz o corte e destaque 100% automático sem aquecer a chapa em seus cabeçotes – essa tecnologia é protegida por sete patentes.

Duas máquinas, múltiplas funções
cms
A Electa é o novo centro de usinagem CNC horizontal da CMS. A máquina trabalha com vidros espessos, finos, laminados e até mesmo à prova de balas: na versão com três eixos, ela fura, recorta e faz polimento de bordas; já na de quatro eixos, também lapida com rebolo copo, recorta com disco diamantado, grava e chanfra a 5 graus. Outro lançamento é o CNC vertical Taktika, desenvolvido para grande flexibilidade em espaços reduzidos, sendo indicado para processadoras de pequeno e médio portes.

Impressão em foco
fenzi

O Grupo
Fenzi, representado no Brasil pela GR Gusmão, está apresentando toda a gama de produtos de suas três marcas – Alupro, Fenzi e Tecglass. Esta última está sendo o destaque na Glasstec 2024, com suas máquinas e insumos para a impressão digital em vidros planos. Uma de suas impressoras exibidas no estande é voltada para o segmento de linha branca, fazendo a pintura de padrões em vidros para cooktops ou na área de refrigeração, enquanto outra máquina, com dimensões mais amplas, faz a impressão digital com grande variedade de cores e detalhes em peças para a decoração.

Automatização de processos
forel
A italiana Forel mostra na feira sua linha automática completa para a produção de vidros insulados. Os equipamentos contam com diversas tecnologias de ponta, incluindo um instalador patenteado de espaçador termoplástico e um sistema de logística para o manuseio de peças prontas. Vale citar ainda as lapidadoras da família Art. EM, com troca automática de ferramentas.

Tecnologia e sustentabilidade
guardian

O Guardian Nexa, vidro com baixo teor de carbono fabricado na Europa com mais de 55% de sua composição vindo do reaproveitamento de cacos de vidro, é o grande destaque da
Guardian na Glasstec. A empresa ainda exibe soluções que ajudam os especificadores e usuários a visualizarem o resultado dos seus vidros aplicados em obras, bem como a comparação entre diferentes produtos de seu portfólio. Destaque também para o Guardian Locator, ferramenta que usa o Google Street View para localizar e gerar a visualização de projetos com produtos da Guardian – há inclusive obras no Brasil, uma delas destacada no estande.

Aposta nos insulados
landglass
A fabricante chinesa de maquinários Landglass dá destaque à sua marca LandVac de temperados insulados. Desenvolvidas e patenteadas pela empresa, as soluções visam à arquitetura, linha branca e setor automotivo (para esse segmento, o produto é o chamado insulado à vácuo, aplicado em trens de alta velocidade e navios, por exemplo). A linha une conforto térmico; sustentabilidade, ao permitir maior entrada de luz, gerando menos gasto com iluminação natural, quando aplicada em fachadas; e conforto acústico, podendo chegar a uma redução de até 48 dB no barulho.

Crédito da imagem de abertura: Messe Düsseldorf/ctillmann

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters